17.4 C
Francisco Beltrão
segunda-feira, 26 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Que tipo de líder você é?

Um bom líder deve manter um ambiente seguro…

- Publicidade -

A ideia de autoridade definida por Max Weber (1864-1920) perpassa pela Teoria Burocrática, ao conceituar três formas: tradicional, carismática e racional legal. A autoridade tradicional baseia-se em costumes e tradições, já a autoridade carismática concentra-se nas características do líder, suas conquistas, história de vida ou qualidades físicas e pessoais. A autoridade garantida por leis, regras e normas é a racional-legal.

Nesta o liderado atende ao cargo, não a pessoa. Segundo Weber, no ambiente empresarial, a autoridade racional-legal é a mais adequada, uma vez que a burocracia é a estruturação formal da organização e permite que os recursos sejam racionalmente empregados para atingir os objetivos das mesmas. Embora seja benéfica, atualmente, a burocracia é vista como algo ruim, isso porque alguns exageros e aplicações equivocadas de normas, protocolos e papelada engessam a empresa, tornando-a lenta frente as recentes e dinâmicas mudanças nos diversos ambientes de atuação. Por isso é preciso medir a necessidade de regulamentos e se possível tornar a empresa flexível e eficiente, sem deixar o controle de lado, ou seja, a própria burocracia.

Quando falamos em liderança o leque se amplia um pouco mais, pois o ambiente define muito do que é necessário para ser um bom líder. Mesmo aquele que se baseia na autoridade racional-legal, deve possuir habilidades comportamentais, saber adaptar ao momento e motivar equipes. Uma liderança democrática é aquela aberta às sugestões e contribuições da equipe. O foco é o coletivo e todos podem falar. Por outro lado, uma liderança autocrática tem um perfil mais autoritário e centralizador, sem espaço para ideias e bastante controle. Você consegue se identificar com alguma delas?

Há também a liderança liberal, que não acompanha a equipe e se baseia na capacidade de autogestão, deixando todos mais a vontade. Outros modelos, como a liderança transformacional, são estilos que empregam uma conexão emocional, em que o líder se preocupa com o liderado em diversos aspectos para entender suas necessidades e aumentar o rendimento em longo prazo.

Portanto, é necessário que o líder esteja preocupado com o rendimento da empresa e de sua equipe. Para isso, é importante deixar regras claras e critérios pré-definidos para não gerar frustrações e comparações equivocadas. Um bom líder deve manter um ambiente seguro para que os colaboradores exerçam suas tarefas a vontade, não esquecendo de proporcionar ferramentas necessárias para isso, sejam máquinas e equipamentos, tecnológicas e conectivas.

É preciso ter um plano B, caso algo não saia como esperado. Assim, o líder deve conhecer-se a si mesmo antes de conhecer sua equipe. Saber dos seus limites e pontos de melhoria, bem como explorar bem o que faz de melhor e sempre desenvolver a habilidade de comunicação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques