Não é necessário eu entender todo funcionamento do motor de um carro para saber que ele funciona, assim como não é necessário eu entender tudo sobre o mercado de ações para fazer alguns aportes naquilo que acredito.
Por mais que o ser humano tenha criado computadores potentes, analisar todos os dados é impossível, assim como coletar todos os dados. De certa forma, o computador pode ser um vilão, quando dados errados são analisados, podendo chegar a uma decisão equivocada, mas com nível de acerto elevado, ou seja, você está acertando o alvo errado com convicção. Ao menos a capacidade mental consegue perceber os caminhos errados, nem que seja pelo sentimento de que algo não está certo.
Fato é que nem a capacidade humana, nem a computacional, conseguem mensurar todas as variáveis e embora consigam se aproximar bastante de resultados prováveis, a incerteza fará parte do cálculo. Uma forma dos empresários administrarem a incerteza é trabalhar com a probabilidade. Alguns eventos são mais prováveis de acontecer, outros nem tanto, por isso estimar a chance de ocorrência de determinados acontecimentos é um fator auxiliar do sucesso. Mas, mesmo com a probabilidade em mãos e as ferramentas computacionais para tratar e analisar dados, muitas coisas ainda precisam ser descobertas.
Quantas invenções estão por acontecer? Se olharmos as novas tecnologias que surgem de tempos em tempos, elas não estariam no radar daqueles que buscam dados e estimam probabilidades, pois estas informações tratam de algo que já aconteceu, nada de novo. Minerar informações que já existem levará a algo que também já existe. Às vezes é necessário usar a imaginação, acreditar e ter fé. Querer ter o controle de tudo e entender de tudo é algo utópico. Não é necessário eu entender todo funcionamento do motor de um carro para saber que ele funciona, assim como não é necessário eu entender tudo sobre o mercado de ações para fazer alguns aportes naquilo que acredito que me trará retorno.
Podemos saber pouco e fazer bons investimentos, a não ser que você trabalhe diretamente com isso. Muita gente quer ter certeza das coisas. Será que o candidato A ou B será melhor? Será que escolhi a pessoa correta? A profissão correta? Tais observações podem levar a vida das pessoas em uma espiral de questionamentos que levam à estagnação. Muitas vezes é necessário correr riscos. Quem não se entrega ao imprevisível, não consegue colher frutos de quem se entrega.
Somente abraçando a incerteza você terá a chance de saber se vai dar certo ou não, caso contrário não muda em nada, a não ser o arrependimento e a inveja de quem correu os riscos e pagou para ver. Mas existe uma coisa que pode ajudar neste caminho de incerteza, que é a prática das virtudes. Não negocie sua honestidade, seus valores. Ao contrário, cultive-os, treine-os para que na hora que precisar eles estejam ali firmes e fortes. A prática quaresmal é um bom momento para isso.