O futebol é cíclico, e de tempos em tempos surgem bichos papões, em todo lugar é assim, Brasil, Espanha, Inglaterra, Itália, no varzeano, no futsal, em tudo. No futebol brasileiro e sul-americano temos um bicho papão fortíssimo, que já está há anos devorando adversários, mas custamos a nos dar conta disso. Um dos melhores e mais expressivos trabalhos de um treinador no futebol brasileiro, aliado a planejamento e investimento.
É claro, estou falando do Palmeiras, o Verdão do Palestra. O fato de que o Palmeiras é uma soberana realidade, mas para muitos não caiu a ficha, é porque durante anos e anos o time foi extremamente irregular, chegava e não levava. Até mesmo depois da chegada da “Tia Leila” o alvi-verde tremeu.
Mas hoje os tempos são outros, o time é letal. A grana da Crefisa e a estratégia de Abel Ferreira são os trunfos para o sucesso. Inclusive, Abel Ferreira é o maior treinador estrangeiro no Brasil, a concorrência não é tão grande assim, mas ele já superou Jorge Jesus, no Brasil (como treinador e também como ser humano). Sim, temos que admitir, esse time do Palmeiras é um dos melhores do futebol brasileiro de todos os tempos, joga um bom futebol, dá gosto de assistir.
Se formos, em consideração, aos números não há debate, é indiscutível. Duas libertadores, dois brasileiros, duas Copas do Brasil em menos de uma década. É coisa pra time grande e organizado, não vem por sorte. E vem mais coisa por aí, podem anotar.
A bola da vez é o brasileirão. Estão nadando de braçadas, o time não facilita a vida dos adversários. Lá, no início, até deslizaram, mas parece que estavam falando: “Saiam na frente, se não perde a graça”. Dito e feito, com as bobeadas de Inter, São Paulo, Corinthians e Atlético-MG o verdão já é líder e não pretende largar o osso.
Para os torcedores eu recomendo que aproveitem da melhor maneira possível, festejem, vibrem, a fase está ótima. Já aos adversários recomendo cautela, mas reconhecer a força adversária é um sinal de humildade e pés no chão. Até quando essa fase vai eu não sei, mas hoje quem manda no Brasil e na América é a Sociedade Esportiva Palmeiras.