Prefeito de Marmeleiro não pôde ser transferido para Curitiba

Prefeito de Marmeleiro não pôde ser transferido para Curitiba
O prefeito de Marmeleiro, Paulo Pilati (MDB), 55 anos, quase foi transferido para Curitiba ontem. Seu caso de Covid-19 se agravou, mas ele não foi autorizado a voar porque estava com “nível de oxigênio no sangue muito baixo”, apresentando riscos de vida. Paulo foi transferido para a UTI da Policlínica
Paulo Pilati — que estreou no mundo político no ano passado, se elegendo 6,5 mil votos (75%) — passou mal no fim de semana e foi então internado na Policlínica São Vicente de Paula, em Francisco Beltrão.
Irmão faleceu em março
No fim de março, José Ivanir Pilati, irmão do prefeito, faleceu vitimado pela Covid. Ele estava com 61 anos e na sua biografia pública estão mandatos como vereador e vice-prefeito por duas vezes.
Leandre em Beltrão
A deputada federal Leandre Dal Ponte (PV) esteve ontem em Francisco Beltrão. Além de contatos partidários, visitou a Câmara de Vereadores, colocando, uma vez mais, seu mandato à disposição do município através de pedidos das lideranças parlamentares.
Leandre cumpre seu segundo mandato em Brasília. Em 2018, para federal, foi a mais votada em 21 dos 42 municípios da região.
Novo projeto para Vitorino
O prefeito de Vitorino, Marciano Vottri (PSL), anunciou para breve o lançamento do projeto Programa de Valorização Local, “com narrativas que resgatam nossa história, retratadas do jeito que são, contadas por nosso povo”, destacou. “Nós vamos fazer a população se apaixonar cada vez mais pelo nosso município; nosso chão, cada vez com mais orgulho!”, exclamou.
Luciana questiona governo
A deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) protocolou um pedido de informações dirigido ao secretário estadual Beto Preto (Saúde) sobre a habilitação do Hospital Santa Tereza, de Guarapuava, para atendimento a pacientes de Covid-19.
A instituição, embora não possua em seu quadro profissional médico intensivista —e por esse motivo não está habilitada pela Secretaria para receber recursos do programa de enfrentamento à doença —, vem atendendo pacientes de Covid-19, que são encaminhados para lá pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da região, ou seja, integram também o esforço da sociedade para desafogar a demanda do próprio sistema de saúde.
“Nesse sentido, cabe-nos solicitar informações, tendo em vista a crise provocada pela pandemia do coronavírus e a urgência em se manter, adequadamente, leitos de UTI e de enfermaria aos pacientes”, diz Luciana.
Kajuru no Podemos
O senador de Goiás Jorge Reis da Costa Nasser, o Jorge Kajuru, deixou o Cidadania e vai se filiar no Podemos.
Kajuru ganhou repercussão nacional nesta semana por divulgar uma conversa telefônica que teve com o presidente Jair Bolsonaro. Entre outros pontos, eles criticaram o STF.
O Podemos terá uma bancada de 12 senadores. É o único partido do Brasil que tem mais cadeiras no Senado do que na Câmara, onde tem dez deputados.
E o Paraná é o único Estado que tem os três senadores do mesmo partido — Álvaro Dias, Oriovisto Guimarães e Flávio Arns, todos do Podemos.
Novas PCHs no Rio Chopim
Dois novos projetos podem ser autorizados para a implantação de PCHs no Rio Chopim. Um deles é o PCH Salto Alemã e o outro PCH Dois Vizinhos. A Copel tem uma participação minoritária nesses projetos, que estão em fase de “licenciamento ambiental”.
Atualmente estão em execução no Rio Chopim a CGH Nogueira, CGH Ulisses Viganó e a PCH Bela Vista, em Verê, em fase final de construção.
Novo deputado
Em razão do falecimento do deputado Delegado Rubens Recalcatti (PSD), 72 anos, ocorrido na última sexta-feira, foi empossado Ademir Bier (PSD), terceiro suplente da coligação PSC/PSD nas eleições de 2018.
Bier recebeu 26 mil votos nas eleições de 2018 e já foi deputado estadual por cinco mandatos. Os dois primeiros suplentes da coligação, Mara Lima (PSC) e Hussein Bakri (PSD), estão na Assembleia, substituindo Guto Silva (PSD) e Márcio Nunes (PSD).