umas e outras

Novas eleições em Nova Prata do Iguaçu
Na semana que vem, de 26 a 30, os partidos de Nova Prata do Iguaçu poderão fazer suas convenções para a nova eleição para prefeito, marcada para 13 de junho.
No ano passado, o vencedor, Ari Gallert (PTB), acabou impugnado, devido a problemas de desincompatibilização. A eleição foi disputadíssima, com Ari somando 3.299 votos, Edilson Grassi (PSDB) 3.280 votos — uma diferença de apenas 19 — e Sandro Oltramari (PSB) 388 votos.
A coligação de Grassi teve oito partidos: PSDB, PP, PT, PSL, PL, PSC, Cidadania e Patriota e fez seis cadeiras na Câmara de Vereadores e elegeu como presidente o tucano Solano Rodrigo Faust. A coligação de Ari teve quatro partidos, PTB, PDT, MDB e PSD, com três eleitos nas urnas.
Em maio começa a propaganda eleitoral pela Rádio Jovem Prata FM, com amplo espaço para os candidatos a prefeito apresentarem suas propostas.
Eneas Marques teve eleição suplementar
A última vez que o Sudoeste teve eleição suplementar foi em abril de 2010, para corrigir irregularidades no pleito de 2008. O vencedor foi Valmor Vanderlinde (que tinha sido prefeito de 2005 a 2008, eleito em 2004 como candidato único), que derrotou Maikon Parzianello — que se elegeria prefeito depois em 2012 e se reelegeria em 2016.
Vitorino comemora asfaltoUma nova ligação entre os municípios de São Lourenço do Oeste (SC) e Vitorino está sendo projetada. “Uma nova rota de progresso e desenvolvimento local e regional”, comemorou o prefeito de Vitorino, Marciano Vottri (PSL), que na semana passada esteve com o chefe da Casa Civil, Guto Silva.
“Definimos a parte final do traçado que liga os dois estados, e, o mais importante, com a aprovação de investimento por parte do Governo do Estado do Paraná”, destacou Marciano.
A parte de Vitorino será estrategicamente projetada para a criação de uma nova área de expansão, com a formação de um novo fluxo de logística.
Investimento da Sanepar em Vitorino
Em audiência com o diretor da Sanepar, Cláudio Stabile, e outras lideranças, foi anunciada a licitação da primeira etapa do novo sistema de água e esgoto para Vitorino, que deve acontecer no fim do mês de junho, com valor global de mais de R$ 8 milhões.
“É um marco histórico para Vitorino, que reflete diretamente na melhoria dos indicadores de saúde pública e na qualidade de vida para a nossa população. Nessa fase, contemplaremos toda a obra da Estação de Tratamento e em torno de 50 % da rede de coleta e transporte”, disse o prefeito Marciano, que agradeceu o empenho do secretário Guto Silva e o deputado Luiz Fernando Guerra (PSL).
Prefeito de Marmeleiro continua melhorando
O boletim médico de ontem indicou que o prefeito de Marmeleiro, Paulo Pilati (MDB), continua melhorando. Ele inclusive poderia dar alta no fim da tarde. Sua esposa, Rita Pilati, está se recuperando em casa e está bem. Ambos foram acometidos pela Covid-19.
Deputada Luciana defende os professores
A deputada Luciana Rafagnin (PT) aprovou o envio de um requerimento ao secretário estadual Renato Feder (Educação) solicitando que “seja respeitada a distribuição das aulas acordada no início do ano letivo” também para os professores da educação especial. Segundo a deputada, esses profissionais tiveram suas cargas horárias diminuídas “sem diálogo”.
Lei de Segurança Nacional pode mudar
A Câmara dos Deputados prossegue no debate que prevê mudanças na Lei de Segurança Nacional, que é a mesma desde o período ditatorial e deve se adequar aos novos tempos.
