8.2 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

110 anos da Universidade Federal Tecnológica (UTFPR) serão comemorados

Educação

Um dos blocos da Universidade Tecnológica em Beltrão.

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) programou uma série de eventos em 13 cidades para celebrar os 110 anos de sua fundação. Até o final deste ano, estão agendadas atrações que envolvem a comunidade interna e externa, organizadas pelos campi da UTFPR. A programação inclui desde apresentações de trabalhos acadêmicos até a realização de atividades esportivas e culturais.

Estão em destaque os eventos que envolvem alunos e servidores de diferentes cidades. Um deles é o Encontro dos Corais da UTFPR, com coralistas dos sete campi da Instituição. O espetáculo musical acontece no dia 28 de setembro, no Teatro Municipal de Guarapuava. Outro é a Feira Inventum, entre 11 e 13 de novembro, no Parque de Exposições de Pato Branco.

A UTFPR também receberá homenagens dos legislativos estadual e federal. A Assembleia do Paraná vai promover uma solenidade especial, quinta-feira, 26, às 19h. A sessão solene prevê o reconhecimento a dirigentes da Universidade Tecnológica, além do lançamento do novo vídeo institucional e do selo dos Correios com a marca dos 110 anos. A celebração foi proposta pelo deputado estadual Alexandre Amaro. Dia 8 de outubro, uma terça-feira, a instituição será homenageada na Câmara dos Deputados. A sessão solene, proposta pelo deputado federal Aroldo Martins, será em Brasília (DF), às 11h, no Plenário Ulysses Guimarães.

- Publicidade -

[relacionadas]

Comemorações em Beltrão
Em Francisco Beltrão as comemorações dos 110 anos da instituição segue ao longo do semestre. Segunda-feira, 23, quarta, 25, e quinta-feira, 26, acontece a quinta edição do Workshop de Ciência, Tecnologia e Inovação (WCTI). O evento será alusivo às comemorações e hoje, às 19h, durante a abertura do evento acontecerá o lançamento do vídeo UTFPR Francisco Beltrão em 110 segundos (o tempo do vídeo também é alusivos aos 110 anos) e será exibida uma fala gravada do reitor Luiz Alberto Pilatti sobre a importância da data.
Outros eventos estão programados para comemorar o aniversário da UTFPR.

 

Estrutura do campus de Francisco Beltrão
Anfiteatro, biblioteca, restaurante universitário, salas de aula, laboratórios, centro de convivência para os alunos, salas administrativas e várias obras estão em andamento.

Cursos de graduação: Engenharia de Alimentos, Engenharia Química, Engenharia Ambiental e Licenciatura em Informática.

Cursos de mestrado: Engenharia Ambiental: Análise e Tecnologia Ambiental e Mestrado Profissional em Tecnologia de Alimentos.
Servidores: 47
Professores: 95
Alunos: mil

 

O começo como Escola de Artífices

A UTFPR iniciou como Escola de Aprendizes Artífices para ensinar os ofícios nas áreas de alfaiataria, sapataria, marcenaria e serralheria para meninos de baixa renda, em 23 de setembro de 1909. Em 1937, passou a ofertar o ensino do 1º grau e, em 1942, a integrar a rede federal de instituições de ensino industrial. Em 1978, tornou-se Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet-PR). Assim, começou a oferta de cursos técnicos de nível médio, de ensino superior e pós-graduação. Dia 7 de outubro de 2005, o Cefet foi transformado na primeira Universidade Tecnológica do Brasil, após a aprovação do projeto de lei pelo Congresso Nacional e a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Atualmente, a universidade é composta por 13 campi, localizados nos municípios de Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa, Santa Helena e Toledo. A UTFPR conta com mais de 33 mil alunos, 109 cursos de graduação, 58 de mestrado e 12 de doutorado.

O campus Francisco Beltrão teve sua incorporação formalizada dia 30 de novembro de 2006, a partir da incorporação da estrutura do Centro de Educação de Nível Técnico do município (Texcel), na Linha Santa Bárbara. O projeto de lei também incluiu, na época, a Escola Agrotécnica Federal de Dois Vizinhos, e o Cefet de Pato Branco. Hoje, os três campi contam com centenas de estudantes em cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado.

O primeiro curso
Na unidade de Beltrão, a escolha do primeiro curso, implantado no início de 2008, Tecnologia em Alimentos, deu-se em razão da significativa presença de indústrias alimentícias na região, com grande demanda de mão de obra especializada. Em 2009 teve início o curso de Engenharia Ambiental e no segundo semestre de 2011 o curso de Licenciatura em Informática. Em 2013, o campus recebeu autorização do Ministério da Educação, para ofertar o curso de Engenharia Química. Em 2014 o curso de Tecnologia em Alimentos foi transformado em Engenharia de Alimentos.

Novo curso
A unidade de Beltrão aguarda ainda neste ano a aprovação do processo de criação do curso de Agronomia 4.0, com ênfase nas novas tecnologias e inovações, com duração de cinco anos e 44 vagas semestrais. O processo tramita nas câmaras técnicas da UTFPR e a última análise e votação será no Conselho Universitário da UTFPR. A intenção é ofertar esta graduação – a quinta na área das engenharias – no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do primeiro semestre de 2020.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques