19.4 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

18º Epic do Cesul aborda a Lei Geral de Proteção de Dados

Foram três noites de palestras, pelo YouTube, para os alunos de Administração e Direito.

Na segunda, à noite, dia 8, o professor Manuel David Masseno fez sua palestra ao vivo de Portugal.

O Cesul (Centro Sulamericano de Ensino Superior) realizou dias 7, 8 e 9 deste mês, a 18ª edição do Encontro de Produção e Iniciação Científica (Epic) – oferecido aos alunos de Administração e Direito. O Epic, este ano, trouxe palestrantes renomados, abordou o tema: Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e foi transmitido através do YouTube da instituição. Durante a realização do evento o Cesul lançou a nova edição do livro com publicações de alunos e professores da instituição. Além disso, foram apresentados artigos científicos e paródias com músicas voltadas aos conteúdos estudados em sala de aula.

O professor Robson Faria, coordenador do curso de Administração, coordenou o evento. “Acredito que a faculdade tem um papel fundamental para impactar positivamente a comunidade. Além das aulas de qualidade e o propósito de preparar profissionais para o mercado, a pesquisa tem a missão de transformar e contribuir com a sociedade. E é com alegria que realizamos mais um Epic e os resumos científicos dos nossos alunos fazem total diferença. Além disso, as palestras são o ponto alto do evento. Tanto no Direito quanto na Administração, as discussões tratadas engrandecem o conhecimento de todos e este ano foram realizados mais de 50 resumos científicos, resultado do empenho de alunos e professores, trazendo luz para temas atuais, dentre eles, muitos ligados à Covid-19”.

A professora Roseli Michaloski Alves, coordenadora do curso de Direito, reforça o quanto o Epic é importante. “O encontro de iniciação científica é fundamental para socialização da investigação científica nas instituições que ofertam ensino superior. Fomenta a reflexão crítica do corpo docente e discente. O tema foi inédito e instigante”.

- Publicidade -

Avaliação positiva
Centenas de alunos participaram das palestras, que contou com várias apresentações de artigos e paródias. Vários questionamentos ao fim de cada palestra, renderam ótimos debates. “Foram três dias de muito aprendizado que trouxeram muito conhecimento, com palestrantes que conseguiram abordar o tema com sabedoria e envolveram os alunos através de suas explicações”, comenta a acadêmica Rafaela Giovana Lopes Bonetti, 4° período de Administração.

Palestrantes de alto nível
Os três palestrantes foram um atrativo desta edição. Com vasto conhecimento teórico e prático explanaram os assuntos, de forma clara e dinâmica, respondendo aos diversos questionamentos dos alunos. Na primeira noite a dra. Patrícia Peck Pinheiro, advogada especialista em Direito Digital tratou sobre Inovação e Regulamentação: Proteção de Dados Pessoais – LGPD.

Na segunda noite, o professor Manuel David Masseno, especialista em Proteção de Dados da Europol (Agência Europeia de Polícia), falou sobre: Nas Raízes da LGPD: A proteção de dados na Europa.
A palestra foi transmitida ao vivo direto de Portugal – terra natal do professor – iniciando lá, às 23h30.

O encerramento do evento foi com o dr. Marlos Augusto Melek, renomado juiz federal do Trabalho do TRT9 (PR) e que é o mais novo professor contratado pelo Cesul. Ele abordou sobre a nova LGPD e seus reflexos trabalhistas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques