6.1 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

200 alunos dizem não às drogas em Marmeleiro

Educação

A formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), da Polícia Militar, em parceria com a Prefeitura e o Departamento Municipal de Educação, é sempre uma grande festa. O evento reuniu pais, padrinhos, familiares, amigos e 210 formandos que lotaram a sede da Associação dos Funcionários de Municipais (AFM), quarta-feira, 4.
Para o prefeito Jaimir Gomes, que foi instrutor do Proerd por mais de dez anos, “a cada formatura é um momento único porque temos a oportunidade de ver mais crianças se formando e recebendo as orientações para ficarem longe desse mal tão grande, que é as drogas. E lembro-me quando comecei com o Proerd, em Marmeleiro, como instrutor em 2005, e de lá para cá são 15 anos de Proerd no município. Então é uma emoção muito grande inclusive quando encontro ex-alunos e que nesta formatura estavam como padrinhos porque o Proerd tem muito valor e ajuda a manter as crianças longe das drogas e da violência”.
Na mesa de honra o prefeito Jaimir Gomes e a primeira-dama, Elizangela Gomes da Rosa, vice-prefeito Altair Gabriel, e a esposa Jane Junkes, a diretora de Educação, Marilce Bednarski, o major Marcos Menin e a sargento Joice Levandoski
Com o slogan: ‘Luz, Câmera, Ação, Drogas Não’, os alunos dos 5º anos das escolas de Marmeleiro (seis municipais e uma particular) vibravam e participavam de todas as etapas da formatura: juramento dos formandos, dos padrinhos, a premiação das redações, a entrega do leãozinho-mascote de pelúcia, o sorteio de uma bicicleta. Tudo era motivo de comemoração!
Durante três meses os alunos receberam os instrutores do Proerd, o soldado Edson Pavan e a soldado Luciana Savitski. Eles deram informações para que os alunos fiquem longe das drogas e não se envolvam em atos de violência.
No concurso da redação o lema do Proerd que é “Não há perdedores, todos são vencedores”, cada turma tem uma redação escolhida e o aluno representa a todos. Mais um momento de emoções compartilhada foi o caso do Vítor Ariel Canzi, do 5º A, da Escola Municipal Dom Pedro I, que fez a leitura do texto da redação escolhida. E a alegria para João Emanuel Pereira, do 5º A, da Escola Padre Afonso, o sorteado que ganhou uma bicicleta. Ele contou como se sentiu: “Eu nunca tinha ganhado nenhum sorteio e fiquei muito feliz com a bicicleta e para mim o Proerd foi muito importante porque aprendi a dizer não às drogas, à violência e ao bulling”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques