Colação aconteceu na sexta-feira, no auditório da instituição. Muitos já estão aprovados na OAB.

A solenidade de formatura do Centro Sul-Americano de Ensino Superior (Cesul).
Fotos: Data Formaturas
O Cesul (Centro Sulamericano de Ensino Superior) formou sexta-feira, 13, a sua 16ª turma de Direito (2015/2019), em sessão solene de colação de grau. O evento iniciou às 17h30 e o auditório da instituição estava lotado de familiares, amigos, professores e autoridades.
A mesa de honra foi composta por Névio Urio, diretor do Cesul, que presidiu a cerimônia; Daniela Urio Mujahed, diretora da Faculdade de Direito de Francisco Beltrão; professora Roseli Teresinha Michaloski Alves, coordenadora do curso de Direito da Faculdade de Direito de Francisco Beltrão; professor Luiz Carlos D’Agostini Júnior, nome de turma; professor Silvano Ghisi, patrono dos formandos; professor Lourenço Antônio Rodrigues Figueira, paraninfo; Aldina Pagani, professora homenageada; Jamaili Veronez Waschburger, secretária e funcionária homenageada; bem como o professor Luiz Fernando Coelho.
Como já é tradicional, além de ser sempre pontual, a cerimônia foi breve e dinâmica. Logo após a entrada dos formandos, iniciou a colação de grau conferida pelo diretor do Cesul, Névio Urio. Depois, a bacharel Kethelin Rauane Lucion proferiu o juramento solene. Em seguida, o diretor Névio foi objetivo em seu comentário: “desde que assim o prometeram, exerçam a responsabilidade do grau com dignidade, comprometimento e ética”.
Após alguns discursos e das homenagens aos pais, mestres e aos ausentes, a diretora da Faculdade de Direito, Daniela Urio, entregou a láurea acadêmica à formada Luana Zambon Martin, como reconhecimento pelo melhor aproveitamento técnico durante o curso.
“Realmente, receber a láurea acadêmica fez com que a colação fosse ainda mais especial e com um sentimento inexplicável. Realmente não esperava, apesar de sempre ter me dedicado à faculdade e aos estudos. Quanto ao meu futuro e o que vem pela frente, tenho total certeza de que fui bem amparada por todos os professores que tive ao longo desses cinco anos e que estou preparada para encarar essa nova fase que se inicia”, descreveu Luana.
[relacionadas]
“Na hora deu tudo certo”
Jamaili foi a funcionária do Cesul homenageada pelos formados. “Todos os anos acompanho os preparativos da formatura, e nesse ano, em especial, fui homenageada. Lembrança que ficará guardada com muito amor e carinho. Todos estavam ansiosos com o momento da colação de grau, com medo de esquecerem o que havíamos ensaiado. Mas, na hora, tudo deu certo.
Quando eram chamados para a outorga de grau, passavam para me cumprimentar, todos com um sorriso lindo, alguns com olhos cheios de lágrimas. Era nítida a emoção que estavam sentindo naquele momento. Desejo aos formandos todo o sucesso do mundo nessa etapa que se inicia após a conclusão do curso”, comentou ela.
Aprovados na OAB
O professor Luiz Carlos D’Agostini Júnior, nome da turma, destacou o bom nível dos profissionais entregues pelo Cesul. “Foi uma turma muito homogênea. Tanto que a maioria deles já estava aprovada no Exame de Ordem antes da colação. Foi uma honra ter sido nome de turma, com alunos tão dedicados. Ficará sempre na minha lembrança essa indicação. A eles meus parabéns e meu muito obrigado”.
A formada Clediane Rosa descreve o sentimento de satisfação e gratidão. “Gostaria de agradecer a Deus por ter me sustentado até aqui, a minha família, amigos, mestres e ao Cesul por ter feito parte desse momento tão especial em minha vida. Estou muito feliz, com o coração cheio de gratidão pela formatura, com muitos planos a serem concretizados no decorrer do ano que vem.
Sei que tenho muito a aprender ainda, mas pretendo exercer com maestria, amor, abnegação a arte de advogar”.
Opinião semelhante é a da bacharela Fabiana da Silva. “Essa formatura foi conquistada com muito esforço, determinação e até mesmo com algumas ‘batalhas’. Mas no final, tudo vale a pena. O sentimento de alívio e realização ao encerrar essa etapa gera ânimo para dar continuidade ao aprendizado. A faculdade nos mostrou, efetivamente, o exercício do Direito. Agradeço a todos os colaboradores do Cesul, de modo especial aos professores que serão ‘ad aeternum’ lembrados”.
