Educação
.jpg)
Os candidatos a intercambiários cultural em outros países.
Foto: Flávio Pedron/JdeB
No último sábado, 90 dos 92 inscritos para o concurso de intercâmbio cultural pelo Rotary International fizeram as provas no Cesul (Centro Sul-Americano de Ensino Superior), em Francisco Beltrão. Os candidatos vieram dos municípios das regiões Oeste, Centro e Sudoeste do Paraná abrangidos pelo Distrito 4640.
A governadora do Distrito 4640, Maria Goreti Azevedo, de Foz do Iguaçu, fez um pronunciamento para os jovens que disputam as 50 vagas. Os candidatos têm de 15 a 17 anos. A coordenação da prova foi do advogado e chairman do Distrito, Irineu Feiten, e de integrantes do Rotary Marrecas. Os candidatos tiveram de responder a 40 perguntas, elaborar uma redação e participar de prova oral de língua inglesa.
A redação propôs um tema interessante: que o futuro intercambiário se imaginasse no País escolhido e proferindo uma palestra sobre diversos aspectos da sua região e País de origem.
Entre os 90 candidatos, havia 17 de Francisco Beltrão, 12 de Pato Branco, 12 de Toledo e 11 de Cascavel. Os resultados devem sair num prazo de 15 a 20 dias, no site do Distrito 4640. Conforme a classificação, os candidatos são chamados e definem os países para onde irão como intercambiários. Os selecionados embarcam para os países definidos em agosto de 2020. Antes da viagem eles participarão de treinamentos e participarão de conferência do Rotary.
Irineu disse que o jovem destaque nesta prova vai ganhar o intercâmbio com tudo pago pelo Distrito 4640. Há muitos anos a prova era aplicada no Cesul, em Beltrão. No ano passado, o concurso aconteceu em Cascavel, mas retornou para o Cesul em 2019.
A aplicação da prova em Beltrão se deve ao know-how que os clubes e que Irineu Feiten têm na organização do concurso. “Aqui tem a infraestrutura e o pessoal de apoio está em Francisco Beltrão”, sublinhou Névio Úrio, ex-governador do Rotary.