Educação

Dia 23, sábado, 18 alunos do curso de Administração, do Cesul (Centro Sulamericano de Ensino Superior) realizaram visita técnica ao porto de Paranaguá, acompanhados do professor Hélio. Pela manhã assistiram uma palestra explicativa sobre o funcionamento do porto, toda logística de carga e descarga, estrutura administrativa e desembaraço de mercadorias. Depois visitaram a parte interna do Porto, de ônibus, passando perto dos navios, em uma extensão de 4 km. À tarde fizeram um passeio de barco, observando da água o funcionamento do porto.
O professor Hélio comentou o quanto atividades assim são importantes. “Os alunos puderam conhecer um pouco mais da estrutura de Comércio Exterior no País, que se estuda muito em sala, mas que na prática não é possível visualizar. Entenderam, também, o processo de importação e exportação, o desembaraço de produto e como ocorre a fiscalização nos portos. Conseguiram conhecer um pouco desde a produção no campo até chegar ao local, como é embarcado o produto para outros países. Também inteiraram-se de outras formas de transporte, como o trem, que leva muitos produtos ao porto. Tudo isso enriqueceu o currículo dos alunos”.
O professor Robson Faria, coordenador do curso de Administração, ressalta que viagens e atividades assim, proporcionadas pelo Cesul, são um diferencial na formação acadêmica. “A viagem técnica faz parte de importantes projetos de extensão do Cesul, que reconhece a necessidade de aliar a teoria e a prática, sendo para os alunos um importante momento de aprendizagem e de novas experiências. Também puderam conhecer lugares diferentes, com descontração e amizades, momentos que ficam marcados para sempre na memória. Vamos continuar proporcionado esses momentos, principalmente com apoios de docentes que acompanham tais trabalhos”.
Oportunidade
Os acadêmicos aproveitam esses momentos para aprenderem com a prática. “Foi muito bom, primeiro tivemos uma palestra, onde foi destacado que o Brasil, no último ano, ficou em segundo lugar em nível mundial de exportação de grãos, perdendo para os Estados Unidos. E que esse ano tem tudo para ser o maior exportador mundial de grãos. E nesse cenário o Porto de Paranaguá tem grande importância e por isso se destaca dos demais portos do País. Ouvimos, também, sobre todo o planejamento estratégico e o plano de ação, destacando a importância que é dada à questão ambiental e que envolve as atividades do porto, destacando que são monitoradas as áreas de tempo em tempo para ver se há algo fora do planejamento”, comentou John Carlos Lara Correa, do 6° período.
Renan de Rós Tesser, também do 6º período, ficou satisfeito com o aprendizado. “A viagem foi muito proveitosa. O porto apresenta uma administração incrível, uma coordenação para carga e descarga dos navios sem tumultos ou problemas, um sistema de carregamento e descarregamento muito ágil através dos shipsloaders, com esteiras que agilizam processos. Um sistema de logística muito avançado. Foi uma excelente a experiência de vermos, na prática, algo que estudamos, na teoria, de vermos um sistema que sai do básico e se aprofunda nos aspectos administrativos”.
Para Bruno Briskievicz, do 4º período. “Foi muito bom poder conhecer um pouco mais sobre a funcionalidade do Porto, da organização e da importância econômica que tem para nosso estado e País”.