6.2 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Alfa Júnior Francisco Beltrão sob nova direção

Arlete Luiza Seibt, pedagoga com várias especializações na área de educação e gestão, à frente do Colégio Alfa Júnior conta um pouco sobre trajetória e perspectivas.

Arlete Luiza Seibt, diretora do Alfa Júnior Beltrão.

Com mais de 30 anos dedicados à educação, a pedagoga Arlete Seibt, que assumiu a direção do Alfa Júnior (atende da Educação Infantil ao 5º Ano dos anos iniciais), nos diz bem-humorada que possui “juventude acumulada em educação”, sendo que atuou a maior parte desse tempo em escolas privadas. Conta com experiência como professora de ensino superior, educação infantil, ensino fundamental e cursos de pós-graduação, mas reconhece que seu fazer se torna mais feliz ao estar junto às crianças e alunos até a fase juvenil.

“Iniciei na Rede Alfa de Ensino como coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental, e após seis meses, assumi a direção adjunta da unidade Alfa de Chapecó. Em meados de setembro deste ano, a convite das lideranças da Rede, estou na direção do Alfa Júnior Beltrão, o que me tem sido um grato presente. Olhando o exterior da escola, quem passa por aqui não imagina que há toda essa estrutura, estou encantada com o espaço, a equipe e os alunos.”

O Alfa Júnior Beltrão possui uma estrutura maravilhosa, com espaço físico privilegiado, pátio, jardim, horta escolar, parques internos e externos, o que faz a diferença para crianças que têm menor contato com a natureza e áreas de lazer em seu dia-a-dia. Esse espaço será remodelado para 2022, e algumas melhorias serão realizadas para que alunos possam desfrutá-lo ainda mais.

- Publicidade -

“Em relação ao que a Rede Alfa oferece para esses segmentos, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, podemos destacar alguns componentes curriculares importantes, e que fazem a diferença na formação dos alunos: um Programa Bilíngue exemplar, de excelência, com carga horária, material de ponta e encantador, onde, na Educação Infantil os alunos possuem 50% da carga horária com aulas em Inglês. A partir do 1º ano do Fundamental, os responsáveis podem optar pelo ensino com programa bilíngue ou regular. No programa bilíngue, além de aulas todas as tardes, os alunos terão aulas mais duas manhãs. A partir do quarto ano, os alunos começam a prestar as provas internacionais (pela Universidade de Cambridge), como exames de proficiência”, destaca a diretora.

O Programa Bilíngue, oferecido até o 8º ano, oportuniza que os alunos estejam lendo, escrevendo e falando sobre qualquer assunto em Língua Inglesa, devido à vasta bagagem adquirida durante esses anos de estudo e aprendizagem, e com a possibilidade de cursar o High School aqui no Brasil, com certificação internacional.

O Alfa Júnior também oferece o componente curricular TEC (Tecnologias e Experiências Criativas), que vai muito além de uma robótica, pois os alunos são desafiados a pensar, projetar criações, montar, colocar para funcionar e, se não der certo, precisam retomar o projeto para rever onde houve falhas, refazendo o percurso novamente. Por que isso? “Porque nós estamos trabalhando com resiliência, perseverança, descoberta e principalmente com a criatividade. Hoje, as crianças, costumo dizer, estão acostumadas a brincar com brinquedos que já vêm brincados.”

Também buscamos, através de material e metodologias diferenciadas, desenvolver habilidades socioemocionais e ampliar a inteligência emocional das crianças. Essa é uma cultura da rede que já está acontecendo há alguns anos e que traz resultados significativos para as crianças e jovens que futuramente estarão atuando como profissionais, empresários, enfim, realizando seus sonhos. Do Alfa, eles saem preparados para a vida, e “realizar sonhos, isso nós sabemos fazer com excelência”, conclui a atual diretora do colégio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques