É uma forma de iniciar desde cedo os passos de uma investigação científica.

“O terrário pode ser uma forma de iniciar desde cedo os passos de uma investigação científica, pois as crianças precisam observar, registrar, questionar, fazer o experimento, para então chegar à conclusão. E, desta forma, através do testar e comprovar, que as crianças se vêem como verdadeiros cientistas. E isso pra nós não tem preço”, comenta Franciele Thomaz, coordenadora pedagógica da Escola Municipal Francisco Manoel da Silva, Bairro Novo Mundo, Beltrão. A direção é da professora Fernanda Tartari.
Alunos do 2° ano do 1° Ciclo, turma A, sob a orientação da professora Suzy Mara Ribeiro, fizeram seus próprios terrários. “São três objetivos: Analisar a relação entre os seres vivos e os elementos não vivos presentes no terrário; compreender a importância do solo para os seres vivos e promover o ensino por meio da investigação científica”, diz Suzy.
Ela explica o passo a passo. “Primeiro fazemos a higienização dos vidros e depois colocamos os materiais; primeiro pedra, em seguida areia, musgo e terra. Daí colocamos os bichinhos, tatuzinhos de jardim e caracol. Então colocamos uma plantinha e cada criança molhou um pouquinho seu terrário. Finaliza fechando.”