Um dos assuntos tratados foi a recomposição da aprendizagem após a pandemia do covi.

Um grupo de alunos do ensino fundamental e médio do Colégio Estadual Industrial participou de uma atividade diferente na última terça-feira, 29 de abril. Sob a coordenação da professora Eliana Arcangelo, eles entrevistaram o professor Paulo Henrique Schwalm, chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE-FB), de Francisco Beltrão, para o Podcast Industrial Web. Paulo abordou o tema será “Recomposição da Aprendizagem e o Protagonismo Estudantil” e respondeu aos questionamentos dos alunos. A diretora do colégio, Edna Maria Hendges. A gravação aconteceu na Sala Multimídia da Unipar
Eliana explicou os objetivos desta atividade extraclasse. “Nós já temos o Podcast Industrial Web há dois anos. Ele começou ali com oratória de comunicação, que era um componente curricular do ensino médio. E agora nós estamos dando continuidade a ele, em recomposição da aprendizagem, que é uma das maneiras de nós envolvermos os estudantes dentro desse processo educacional e também pela comunicação. O aluno vai ler, vai compreender, expressar aquilo que ele sentiu, aquilo que ele compreendeu relacionado àquilo que está sendo trabalhado em sala de aula. Isso é recompor. E esse é o objetivo de Vozes na Educação. É realmente encantar, cativar, encantar, mostrar, apresentar a comunidade escolar o protagonismo que o nosso estudante tem mesmo diante desse pós-pandemia. Acreditar que é possível ter uma educação de qualidade.”
A atividade proporciona o envolvimento dos alunos com vários aspectos. A preparação, a entrevista, a atenção, mas também a comunicação e os conhecimentos em tecnologia na área de comunicação. “Nós temos aqui uma equipe. Tem a equipe que trabalha com a tecnologia, que inclusive é o Luiz, tem os entrevistadores que fazem toda a parte do roteiro e da pauta. Então eles escrevem isso. É muito interessante, além de tudo, participando do talk show, nós temos aí os estudantes do 9º ano, que fazem perguntas, aos nossos entrevistados, o Paulo Schaumann e a nossa diretora Edna”.
Foi um podcast em formato de talk show. “É um podcast, é um bate-papo bem descontraído, e ali o que flui realmente é esse recompor a aprendizagem, é o nosso estudante mostrando que tem potencial. E para que esse momento esteja acontecendo não podemos esquecer ao Jornal de Beltrão e aos nossos apoiadores, a Unipar, a Naturebah, a Safira Som e a Cris Atelier nos auxiliando com um lanchinho para os nossos convidados”.
Dhúlya Estadler, aluna do 9º ano do ensino fundamental, exaltou a experiência de participar do Podcast e talshow. “A gente vê que é muito interessante quando tem a oportunidade de sair da sala de aula e vir falar com uma pessoa que está direto na parte burocrática. Vê que tem muita coisa que a gente fica em dúvida, mas porque tem um motivo por trás? Ele [professor Paulo] conseguiu explicar pra a gente, pra não ficar com essa revolta, porque que é desse jeito, não é desse outro, que tem um motivo por trás, toda uma organização que tem uma base de estudo, não é só porque querem que seja assim, tem uma base de estudo por trás, e é bem interessante conversar com pessoas que estão ligadas diretamente com isso [o comando do ensino]”.
Dhúlya disse que quer participar dos próximos podcast. “Ah, eu quero, eu já fui em um sobre o protagonismo do passado, nos próximos que tiver oportunidade eu estou sempre aqui pra professora, quando precisar”.
O professor Paulo enalteceu a iniciativa, dizendo que “é um projeto extremamente valido, que desenvolve os nossos alunos; os alunos demonstraram estar bem preparados, inclusive sobre o programa de recomposição da aprendizagem. Foi algo muito esclarecedor.”