Educadores sociais realizam projeto de auxílio às aulas remotas.
O aprendizado a distância tem o impacto, muitas vezes, da falta de acesso à internet e do acompanhamento da família na realização das tarefas pelo aluno. Pensando nisso, o Marista Escola Social – Unidade Itapejara D´Oeste –, que atende gratuitamente crianças e adolescentes, criou o projeto LabMar, como forma de auxiliar os alunos da 3ª à 5ª série na execução das atividades remotas.
A unidade oferece ações no período de contraturno escolar, como oficinas e aulas que ensinam conceitos de robótica, educomunicação e projetos em que os alunos colocam em prática seus conhecimentos.
Durante o período de aulas remotas, os educadores sociais observaram algumas dificuldades relatadas pelos alunos. “Muitos tinham anseios diversos, não sabiam como se organizar ou focar em determinada disciplina, além do acompanhamento da família, que tem trabalho e rotina de casa para cuidar, nessa faixa etária as crianças precisam dessa dedicação”, reforça o diretor da Escola Social, Lucas de Francesco Souza.
Atendimento individual
Uma parceria com a Escola Municipal Irmão Josafat Kmita proporcionou um novo olhar sobre as atividades e o papel dos educadores. Com horário previamente agendado, os educadores sociais se conectam em uma chamada de vídeo com cada criança individualmente. “Isso faz com que possamos conversar, entender qual é a rotina, como está a casa daquela criança e assim auxiliar na resolução das atividades aprendidas na escola. Esse contato mais próximo tem sido uma experiência diferente da que acontecia nas salas com mais alunos”, reforça Letícia Mello dos Santos, educadora social do projeto, que já atendeu mais de 50 crianças.
Para Salete Lucano, mãe da aluna Mariana Lucano, de 8 anos, os atendimentos contribuíram muito para a rotina da família. “Apesar de eu estar em casa, tenho outro filho de 2 anos que toma muito do tempo, além de ter tido pouca oportunidade de estudar e não conseguir acompanhar muito do que ela está aprendendo, essa ajuda é um incentivo para os dias difíceis e uma alegria para quando tudo está mais tranquilo, reforça.