8.2 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Alunos tornam-se repórter por um dia

Entrevista fez parte do entendimento sobre a profissão de jornalista

Professora Janaína e os alunos da Escola Perseverança numa visita ao Jornal de Beltrão.

 

Por Janaína Luginieski
Conhecer algumas profissões foi tema abordado logo no início do ano letivo para a turma do 5º ano da Escola Perseverança, de Marmeleiro. Algumas profissões despertaram mais curiosidade e interesse nos alunos e foram aprofundadas. Como o caso da profissão de jornalista, usada como exemplo em algumas atividades no decorrer dos trimestres.
Está claro que uma das características importantes de um jornalista, com certeza, é a boa comunicação e para isso a leitura é fundamental, que também ajuda para melhorar a escrita e ter informações sobre assuntos variados. Muitas produções textuais foram feitas sendo baseadas em leituras de jornais e revistas, pois dava exemplo dos gêneros textuais estudados (textos informativos e entrevistas).
Para que os alunos se aproximassem um pouquinho mais da realidade da profissão, foram formadas equipes e cada uma ficou responsável em entrevistar pessoas que, de alguma forma, são exemplo de profissionais na cidade de Marmeleiro. Entre os entrevistados escolhidos pelos alunos estavam o prefeito Jaimir Gomes da Rosa, a agente de saúde bucal Claudete Apel, o ministro da Eucaristia Augustinho Lehr, o diretor da Escola Perseverança Michel Bohnenberger, a empresária Rita Adriana Fernandes e a diretora do Colégio Estadual Telmo Octavio Muller, Rosângela Aparecida Prestes da Silva. Os entrevistados falaram um pouco sobre suas profissões, qual formação que tiveram, sobre como levam a rotina diária e suas dificuldades e alegrias dentro do que fazem.

Ao finalizarem o trabalho, foi unânime a fala dos alunos de que trabalhar como jornalista/repórter não é nada fácil. É necessário, além da formação acadêmica, muito esforço, pois a pouca experiência que tiveram entenderam que para entrevistar alguém, por exemplo, é necessário respeitar a disponibilidade do entrevistado, é fundamental estar preparado para pequenos imprevistos e saber lidar com algumas frustrações, como um cancelamento de entrevista de última hora, assim como ter em mãos os materiais necessários e em mente tudo aquilo que irá perguntar, tendo também muita capacidade em improvisar quando algo não sai como planejado. Com isso, a profissão tornou-se ainda mais admirada pela turma.

- Publicidade -

Visita ao JdeB
Para complemento do que foi estudado, os alunos visitaram o Jornal de Beltrão (JdeB) e foram recebidos pelo diretor de Redação Ivo Pegoraro, que os guiou em diversos ambientes do jornal e explicou em detalhes como tudo funciona. A turma ficou impressionada com a parte gráfica, encheram o Ivo de perguntas, que prontamente foram respondidas.

Agradecimento
Em nome de toda turma do 5º ano B, da Escola Municipal Perseverança, agradeço a todos os pais e responsáveis pelo apoio e suporte para que tudo ocorresse como planejado, agradeço também à direção da escola e Prefeitura por disponibilizar o transporte para que a visita ao JdeB acontecesse e principalmente aos entrevistados por terem cedido um pouco do seu tempo em receber com carinho e atenção os aprendizes de repórteres. Tenham a certeza de que essa pequena experiência rendeu muito aprendizado e ficará guardada nas lembranças de cada aluno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques