As vendas de materiais escolares iniciaram ainda em dezembro e devem continuar até o início do ano letivo.

Fotos: Lígia Tesser/ JdeB
O ano mal começou e as livrarias e papelarias em Francisco Beltrão estão movimentadas. À procura de bons produtos e preços baixos, moradores de toda a região já estão indo às compras do material escolar. A tendência é que o movimento continue grande até o início do ano letivo, contudo, as listas já estão sendo completadas desde dezembro do ano passado, com a injeção do 13º na conta dos pais.
João Manoel Rios, proprietário da Livraria Fonte Nova, comenta que a cada ano tem se percebido que os pais estão antecipando as compras dos materiais escolares. Inclusive, segundo ele, os itens entram como parte do presente de Natal. “Sempre tem um pouco de aumento nos valores de alguns itens, por outro lado percebemos que também para alguns teve diminuição do valor, como os preços das mochilas”, conta o empresário.
Hoje em dia, João Manoel ressalta que há produtos para todos os gostos e bolsos. “Os clientes têm negociado mais na hora do pagamento e para começar o ano com as finanças mais equilibradas.”
A gerente da Dalba Papelaria, Aline Fontana, reforça que as vendas intensas começaram no início de dezembro, com artigos como “caixinhas de Papai Noel”. “Percebemos que as pessoas têm optado por comprar à vista e evitado parcelar o pagamento, diferente do que aconteceu no ano passado. Também vimos que os clientes aproveitaram a entrada do 13º para comprar os materiais escolares”, analisa a gerente.
Sobre as mudanças de preços entre este ano e o anterior, Aline afirma que houve aumento do valor em produtos de papéis e queda de imposto nos plásticos, dando diferença no preço no produto final. “O que percebemos, de modo geral, é que os produtos importados tiveram queda no valor e os nacionais mantiveram os preços”, conclui.

Orientações do Procon de Beltrão para compra do material escolar
1 – Antes de ir às compras, é bom verificar quais dos produtos da lista de material o consumidor possui em casa e, ainda, se estão em condições de uso;
2 – Havendo dúvida sobre a finalidade do material, quantidade solicitada e motivo da indicação (marca ou local de aquisição), os pais podem e devem procurar a escola, que tem o dever de prestar esclarecimentos;
3 – Na hora da aquisição vale a pena fazer uma pesquisa dos diferentes estabelecimentos levando em conta, preço total, formas de pagamento, comodidade e vantagens oferecidas pelos diferentes locais se a compra for a prazo, verifique a taxa de juros. Se for à vista, peça desconto e nas promoções verifique a veracidade da oferta;
4 – Antes da compra é recomendável fazer um balanço do material que restou do período escolar anterior para verificar a possibilidade de reaproveitamento;
5 – Em caso de defeito em cadernos, canetas, livros, mochilas e outras mercadorias, o código de defesa do consumidor garante os direitos do consumidor, mesmo quando o produto é importado. O prazo para reclamar defeitos em produtos não duráveis é de 30 dias após a aquisição e para os produtos duráveis é de 90 dias;
6 – Na aquisição de colas, tintas, pincéis atômicos, fitas adesivas e materiais semelhantes, o consumidor deve observar se as embalagens contêm as informações básicas, em língua portuguesa, a respeito do fabricante, importador, composição, peso, prazo de validade e se apresentam algum perigo ao consumidor;
7 – A nota fiscal deve ser sempre exigida, pois é documento indispensável para o caso da ocorrência de problemas com as mercadorias.