Educação
Alep – Enquanto as aulas presenciais não retornam, a Secretaria Estadual de Educação deve lançar novas ferramentas para incrementar o programa Aula Paraná, que além de promover aulas pela internet, aplicativo e por três canais de TV aberta, também distribui material impresso para alunos que não têm acesso ao computador, e merenda escolar às famílias carentes. Foram, segundo a Secretaria, até agora 18 milhões de quilos de alimentos entregues quinzenalmente para as famílias, garantindo renda a 25 mil produtores rurais e cinco mil produtores de leite.
Para os próximos dias, será lançado um site do programa e serão disponibilizadas aulas de reforço para os estudantes dos terceiros anos do ensino médio, que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio. “Estamos muito animados na Secretaria, porque aqui no Paraná tivemos um aumento de 40% nas inscrições para o Enem, enquanto no Brasil esse aumento ficou em torno de 13%. O que prova a efetividade do nosso programa on-line”, comemorou o diretor-geral da Secretaria.
Ao fazer uma avaliação do processo remoto, Dias elencou avanços no formato, como aprimoramento nas ferramentas de acompanhamento, por exemplo. “Já é possível cada diretor acompanhar on-line o trabalho que vem sendo feito pelos professores e acredito que, se der pra tirar algo positivo de tudo isso, essas mudanças na forma de estudar serão um legado. Falo até como pai, já que se criou nos alunos um senso de responsabilidade. Percebo isso observando meus filhos”.
Repasses da Assembleia Legislativa
O diretor-geral da Secretaria também comentou a importância dos repasses de mais de R$ 200 milhões de reais feitos pelo Poder Legislativa para auxiliar o Governo no combate à pandemia. “Demonstra a sensibilidade dos deputados estaduais nesse momento tão difícil que estamos enfrentando em prol do bem público. Uma iniciativa louvável, que temos que aplaudir e agradecer”, enfatizou.
2021
Em função de perdas de conteúdo e de problemas para acessar o material repassado neste ano, Glaucio Dias adianta que para o ano que vem, a Secretaria deve elaborar uma prova para testar os conhecimentos dos alunos. “Assim poderemos fazer um nivelamento e ter um diagnóstico da situação, para ofertar aulas de reforço e atuar com a nossa equipe pedagógica para auxiliar os estudantes e suas famílias. Esse projeto faz parte do protocolo que estamos adotando”, garantiu.
O programa Entre Poderes com o diretor Glaucio pode ser assistido pela TV Assembleia, pelos canais 10.2 em TV Aberta e 16 pela Claro/Net, e pelo canal do Youtube no link: https://youtu.be/rjfoLsAS5XM