A Secretaria Municipal de Educação está inserindo a música como disciplina integrante no processo de aprendizagem das crianças. O objetivo é iniciar a musicalização desde a infância, por isso, em 2014, a pasta vem dando suporte aos professores dos centros municipais de Educação Infantil (Cmeis). Todos os meses, os educadores se reúnem para receber orientações e ainda recebem métodos para melhor planejar as aulas de música nas creches.
A ideia, segundo Adriana Pinto de Lima, professora que aplica o suporte musical às professoras dos Cmeis, é aproximar os pequenos do universo musical. “A música deve ser ofertada às crianças porque é um bem cultural e não pode ser um privilégio de poucos, somente de quem possa frequentar talvez escolas de música, mas deve ser oportunizada nas escolas de ensino regular também.”
Nas escolas municipais, a música está inserida no tempo integral, como oficina. Mas o intuito do projeto é tornar a musicalização uma realidade em todas as escolas, sejam elas de período integral ou não. Confira mais detalhes sobre o projeto na reportagem que o Jornal na Escola vai produzir para a próxima semana.