Educação

Está tudo organizado em Francisco Beltrão para o retorno das aulas presenciais na rede municipal de ensino na próxima segunda-feira, dia 10. Devido à pandemia, desde o ano passado o ensino está sendo de forma remota. A decisão pelo retorno foi tomada pelo prefeito Cleber Fontana (PSDB), alinhado com as secretarias municipais de Educação e de Saúde. “Fizemos um planejamento para que todos que queiram possam retornar para a sala de aula com toda a segurança. Vamos adotar um sistema híbrido, mas todos terão a oportunidade de frequentar as aulas de forma presencial”, explica o prefeito.
A secretária municipal Mariah Ivonete Silva (Educação) relata que toda a estrutura está pronta e organizada nas escolas e nos CMEIs. Os pais têm a opção de permitir que os filhos frequentem a escola ou permaneçam em casa, no ensino remoto. Mariah Ivonete explica ainda que todas as decisões passam pelos protocolos de saúde e de segurança. Serão feitas avaliações periódicas para ter certeza que tudo estará funcionando bem. “Tratamos da estrutura, protocolos de saúde, organização pedagógica e as demais orientações em geral. Toda a equipe de profissionais da educação está pronta, preparada e motivada para o retorno”, diz Mariah. Também estão garantidos o transporte escolar e a merenda.
Cmeis
Os CMEIs funcionarão com 50% da capacidade. Um grupo frequentará pela manhã e outro à tarde. Desta forma, todos serão atendidos em meio período.
Pato Branco
Em Pato Branco, 40% dos estudantes das turmas da Educação Infantil e Ensino Fundamental confirmaram o retorno presencial às aulas na próxima segunda. Nesta semana, as escolas se prepararam para receber os estudantes de volta após mais de um ano de ensino remoto. Para isso, uma série de protocolos foram adotados para garantir a segurança tanto dos alunos quanto dos profissionais. Cada turma poderá preencher 50% da sua capacidade, mantendo a ida à escola de forma escalonada. A refeição será servida na sala de aula e, após o consumo do alimento, a professora irá borrifar o produto para desinfecção da carteira.
Outros municípios
Em Realeza, Dois vizinhos, Santa Izabel do Oeste, Palmas, Bom Jesus do Sul e Cruzeiro do Iguaçu já voltaram as aulas presenciais. Municípios que voltam dia 17: Vitorino, Flor da Serra do Sul , Capanema, Marmeleiro, São Jorge d´Oeste e Coronel Domingos Soares.