6.1 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Colégio estaduais poderão reiniciar atividades extracurriculares dia 19

Mas o retorno será gradativo e com segurança.

Professor Marcelo Oltramari destaca que o retorno será apenas para atividades extracurriculares e pais que terão que dar autorização por escrito para o aluno voltar.

A partir do dia 19, segunda feira, algumas escolas da rede estadual de ensino voltarão às atividades, mas apenas extracurriculares, de forma presencial. Também estão autorizadas a voltar para atividades extraclasse todas as escolas particulares.
O chefe do Núcleo de Educação de Pato Branco, professor Marcelo Oltramari, expica como será a volta que na microrregião restringe-se a apenas algumas escolas. Estão autorizadas a voltar segunda-feira seis escolas da microrregião, sendo em Pato Branco o Colégio Estadual de Pato Branco – Premem –, com o curso de Técnico em Enfermagem, e Coronel vivida no Colégio Arnaldo Busato, com o curso de Estética. Também poderão voltar o Colégio Artur Costa e Silva, em Mariópolis, o Colégio Estadual de Honório Serpa e o Colégio Estadual Castelo Branco de Bom Sucesso do Sul. “Reforçamos que apenas serão realizadas atividades extracurriculares, e mesmo assim os pais terão que assinar um protocolo no qual autorizam o retorno dos filhos as atividades”, frisou o chefe do NRE.

Retorno gradual e com restrições
As atividades extracurriculares são aquelas educativas integradas ao currículo escolar com a ampliação de tempos, espaços e oportunidade de aprendizagem que visem ampliar a formação do estudante. O retorno será gradativo, e as escolas que desejarem retornar além das já informadas deverão encaminhar ofício de adesão ao retorno gradativo das atividades.
As normas de retorno vedam atividades coletivas que envolvam aglomeração ou contato físico, incluindo as esportivas. As medidas de controle da Covid-19 serão de responsabilidade de cada instituição, alunos, pais, colaboradores e todos os integrantes daquela comunidade escolar. Caso seja confirmado algum caso entre integrantes da escola, ela voltará às atividades apenas à distância de forma imediata.

O chefe do Núcleo em Pato Branco informa que as atividades serão monitoradas diariamente, e a qualquer momento, constatado um caso positivo, as medidas serão imediatas. A escola vai elaborar um protocolo de retorno às atividades seguindo orientação da Secretaria Estadual de Educação.

- Publicidade -

A volta dos alunos deverá ainda ter autorização expressa dos pais, que deverão assinar o protocolo de adesão, não sendo prejudicados os alunos que não desejarem retornar agora.

 

 

No NRE de Betlrão cinco escolas estão autorizadas

Em Francisco Beltrão, cinco escolas estão autorizadas a retomar as atividades extracurriculares: Colégio Estadual Suplicy, Colégio Estadual Reinaldo Sass, Colégio Estadual Mário de Andrade (Cema), Escola Estadual da Cango e Centro Estadual de Educação Profissional do Sudoeste do Paraná (Colégio Agrícola).
Marcos Bevilaqua, diretor do Cema, comenta que os professores tinham aulas curriculares preparadas para turma subsequente, mas neste momento serão apenas as aulas extracurriculares, que é uma forma de monitoramento, um reforço. “Hoje, a direção e a equipe pedagógica decidiram não mudar as modalidades de atendimento, porque o risco de contaminação de coronavírus ainda é alto. Entendemos que primeiro temos que interiorizar esse protocolo de saúde anti-covid, digamos assim, para depois abrir para o grande leque das outras modalidades e da comunidade em geral. Por enquanto, somente o subsequente noturno [terá aulas extracurriculares].”
Tânia Klein, diretora do Suplicy, explica que, basicamente, ficará como está: o aluno deve continuar acessando as plataformas, as aulas remotas ou as atividades impressas. O que vai acontecer? A diferença é que a atividade extracurricular equivale ao reforço escolar, ou seja, o professor auxiliará conforme um cronograma estabelecido, com horário agendado. “Antes disso, os pais vão ter que assinar um termo de compromisso. Só irá para essa atividade extracurricular o aluno que a equipe pedagógica, juntamente e os professores chamarem. São comunicados primeiramente os pais, pra assinarem o compromisso, e depois definir as manhãs ou tardes que esse aluno irá ao colégio.”
O Colégio Estadual Reinaldo Sass, do Bairro Alvorada, que mantém os cursos de Técnico em Segurança do Trabalho e Técnico em Enfermagem, decidiu não retomar as atividades extracurriculares e também porque não há autorização das secretarias estaduais de Saúde e Educação para a realização de estágios.
Colaboraram Flávio Pedron e Leandra Francischett.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques