O material já está disponível para os alunos, professores e comunidade em geral.

O Projeto Conhecendo Leitores, do Colégio Estadual de Marmeleiro, foi elaborado no primeiro semestre, ainda na gestão do então diretor Celso Pedro Scolari. A disponibilidade do valor orçamentário foi prevista em edital da Gestão de Valores – Prestação Pecuniária – Projudi, do Poder Judiciário do Paraná, Comarca de Marmeleiro, no valor de R$ 15 mil.
O projeto foi selecionado e o valor foi revertido na compra de kindle, computador e acervo literário para a biblioteca da escola. Ao todo foram adquiridos 16 kindles, um computador completo de mesa para a biblioteca e R$ 6.500 em livros. O material já está disponível para os alunos, professores e comunidade em geral. A tutoria pedagógica do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Francisco Beltrão, representada pelo professor Fábio Sartor, auxiliou na organização, com a finalidade de melhorias no processo de ensino-aprendizagem.
O Colégio Estadual de Marmeleiro atualmente conta com 745 alunos, em três turnos de funcionamento, manhã, tarde e noite, tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio. Muitos ex-alunos e discentes das faculdades e universidades da região utilizam a biblioteca como ambiente de pesquisa e estudo.
“O projeto está inserido na compreensão do contexto social e econômico em que vivemos. Algumas dificuldades são marcantes no seio da escola, como dificuldade na leitura e interpretação, vocabulário precário, falta de compreensão do mundo, criticidade e argumentação”, comenta Carla Cattelan, pedagoga. Ela acrescenta que isso é reflexo de elementos como o não incentivo por parte da família, falta de hábito, tempo excessivo nas redes sociais, TV e videogames.
Diante desta problemática, a direção destaca que, se a escola comporta sujeitos identificados como ‘nativos digitais’, ou seja, nascidos na era digital, não pode ser alheia a esta prerrogativa, tornando-se promotora e organizadora, do espaço e do tempo, de forma a estimular os seus alunos à aprendizagem.
Objetivos do projeto
Segundo Carla, o projeto visou ampliar o acervo literário impresso; adquirir leitores de ebook, denominados kindles, para que os alunos possam manusear diferentes textos por meio digital; utilizar os kindles para arquivar o maior número possível de obras, em sua maioria serão adquiridas de forma gratuitas na internet; criar possibilidades para que a escola, com a leitura, cumpra sua função, que é disseminar o conhecimento historicamente produzido; integrar alunos e professores através da leitura de textos gêneros variados; incentivar o interesse pela leitura e o desenvolvimento da cidadania. O computador também servirá como elemento tecnológico e de rapidez no empréstimo dos livros, visto a demanda de leitores existentes.
