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Francisco Beltrão
sábado, 31 de maio de 2025

Edição 8.216

31/05/2025

Colégios avaliam adoção da medida que diminui distanciamento em sala de aula

Espaço entre carteiras pode passar de 1,5m para um metro.

Em Beltrão, as instituições de ensino devem se reunir com o conselho escolar para avaliar a nova resolução. É o caso do Colégio Mário de Andrade.

O Governo do Paraná definiu nesta semana que o distanciamento entre as carteiras pode diminuir de 1,5m para um metro, de modo a receber mais alunos por sala de aula, mas mantendo os demais protocolos. “Os professores estavam sofrendo muito tendo de se dividir entre as aulas presenciais e híbridas, um esforço a mais”, disse o governador Ratinho Júnior, conforme informações da Agência Estadual de Notícias.

A medida foi regulamentada pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) na Resolução 735/2021 e vale para todas as instituições de ensino, público ou privadas, do Paraná, incluindo as de nível superior.

Em Francisco Beltrão, as instituições devem reunir pais, professores e funcionários para avaliar esta Resolução. É o caso do Colégio Estadual Tancredo Neves, como explica Rozecler Santin, diretora-auxiliar: “Ainda não precisamos [de espaçamento], não temos necessidade por hora, porque não atingimos o número de alunos limite por turma, mas faremos levantamento para analisar se precisaremos adotar esta medida”.

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No Mário de Andrade, as salas têm 48 m² e, em geral, são 40 alunos por turma, por isso, mesmo aproximando as carteiras, não seria possível atender a todos os alunos simultaneamente, ou seja, seria necessário manter duas turmas, no sistema híbrido. “Nas turmas possíveis, nós colocaremos, mas antes faremos reunião com o conselho escolar para definir a nova ação”, diz Afonso Nunes Prestes, diretor auxiliar.

Cema é destaque no Ideb
O Colégio Mário de Andrade tem quase 60 anos de fundação e, a cada novo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), tem apresentado melhoras. Nesta edição, conquistou o Certificado Diamante. Professor Afonso comemora o desempenho: “Isso é fruto do trabalho sério da escola, principalmente do trabalho dos professores. Como se aprende se não tem ensino? Então destacamos o processo de ensino”.

O Cema tem nove turmas de 1ºs anos, muitos alunos vindos de outras escolas, assim como os 6ºs anos do Ensino Fundamental; são alunos que trazem outra bagagem escolar e, mesmo assim, a instituição se destaca.

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