7 C
Francisco Beltrão
domingo, 01 de junho de 2025

Edição 8.216

31/05/2025

Criative Week, da Unisep, aliou tecnologia e conhecimento humano

Hackathon e talks garantiram diversidade à semana acadêmica de Sistemas de Informação do campus de Beltrão.

Cleiton Migliorini, Dionísio Raony Ribeiro, Fábio Taffe, Lucas Vieira, Roberto Padilha, Rodrigo Della Justina e Nathalia Silva, com o TinBot.

Foto: Assessoria

Diversidade e dinamismo são palavras que definem bem a Creative Week, de Sistemas de Informação, da Unisep, campus de Francisco Beltrão. De 19 a 23 deste mês, acadêmicos do curso tiveram oportunidade de interagir e assimilar conhecimentos variados com professores e profissionais convidados.

- Publicidade -

Talks garantiram diversidade de temas
A noite de quinta-feira, 21, foi de talks — palestras com pouca formalidade e curta duração —, que levantaram temas diversos, o que contribuiu para o dinamismo da Creative Week. Uma das palestras foi comandada por Nathalia Silva e Lucas Vieira, colaboradores do DB1 Group, empresa maringaense de software com clientes por todo o Brasil.

Com base em sua experiência, eles repassaram as principais características que o profissional que pretende encontrar lugar no mercado de software atual precisa desenvolver: adaptabilidade, autogerenciamento, aprendizado contínuo, falar outros idiomas, comunicação, team work e pensamento sistêmico e criatividade.

A noite das talks contou ainda com as falas do empresário João Paulo Ruaro, da Iraci Cafeteria e Confeitaria, e dos professores Roberto Padilha e Dionísio Ribeiro, do curso de Sistemas. João Paulo enfatizou os desafios e sacrifícios necessários para que o negócio da sua família pudesse chegar ao patamar atual e destacou a necessidade de profissionalismo e busca constante por inovação e conhecimento.

O professor Roberto falou sobre empreender e alertou para o que considera uma versão distorcida do empreendedorismo que se estabeleceu nos últimos anos pela cultura de startups. Para ele, muitas vezes, a busca por reconhecimento e prestígio, associado à inovação, acaba por se sobrepor ao esforço para dar sentido àquilo que se faz. E o professor Dionísio fez uma reflexão sobre o que levamos da vida, comparando as diferenças sobre preço e valor daquilo que temos como mais importante nas nossas vidas.

Creative Week encerrou com hackathon e Tinbot
Na sexta e sábado, foi realizado o Hackathon com o tema “tecnologia e desenvolvimento humano”. Monitorados pelos professores Roberto Padilha, Cleiton Migliorini e Rodrigo Della Justina, os estudantes propuseram soluções para problemas de desenvolvimento humano, como combate à violência, combate à exploração sexual e infantil e acesso à geração de emprego e renda.

No sábado, Lucas Vieira e Nathalia Silva, os representantes do DB1 Group, participaram do hackathon apresentaram aos acadêmicos o TinBot, um robô personalizável que pode ser utilizado por empresas para funções como apoio a equipes, atendimento, recepção de pessoas e prestação de informações.

“Foi um diferencial contar com o TinBot na Creative Week porque, mais que uma solução tecnológica, é um exemplo real de que ideias despretensiosas podem se tornar negócios de sucesso. O Tinbot já foi matéria nacional, recebeu investimento no programa Shark Tank. Vem ao encontro da filosofia do nosso curso, que sempre procura estimular o empreendedorismo”, finalizou o coordenador Fábio Taffe.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques