Comunidade acadêmica comemora nova conquista.

Por Leandra Francischett – O Selo OAB Recomenda, concedido às instituições de ensino superior de todo o País que apresentam padrões de excelência no ensino jurídico, reconheceu 17 instituições do Paraná. Das 127 instituições no Estado que ofertam o curso de Direito, apenas 13% receberam o selo de qualidade, em 11 cidades. Entre as premiadas está a Unioeste de Francisco Beltrão.
O prêmio é concedido a cada três anos e considera o índice de aprovação nos exames da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o conceito obtido no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).
“A certificação recebida nos deixa muito satisfeito, pois é o resultado do trabalho institucional a partir do corpo docente, agentes universitários e alunos, e ainda de uma estrutura física, curricular e metodológica que proporcionam indicadores de qualidade ao curso de Direito, cumprindo assim o papel social e formativo de uma instituição pública e gratuita”, comemora Adilson Alves, diretor geral da Unioeste, campus de Beltrão.
Atualmente, há 200 estudantes de Direito no campus de Francisco Beltrão. Para Andréa Regina de Morais Benedetti, coordenadora do curso, esta conquista se deve a uma combinação de fatores: alunos rigorosamente selecionados num vestibular concorrido, que dentro da Universidade demonstram grande interesse, aliado a professores comprometidos e qualificados. “A premiação é um reconhecimento importante, já que o exame da Ordem é condição para exercício da profissão da advocacia. Dá aos professores a sensação de dever cumprido, já que os alunos estão aptos ao exercício profissional.”
Silvia de Freitas Mendes, diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, destaca: “A premiação do curso de Direito da Unioeste, campus de Francisco, reflete a excelência do conjunto formado por docentes, discentes e técnicos da universidade. Receber o Selo OAB nos enche de orgulho, faz com que nosso curso e instituição se destaquem no cenário nacional. Contamos com docentes qualificados. Discentes extremamente dedicados. E técnicos, que sempre estão à disposição do curso. Isso tudo sem dúvida faz a diferença”.
Guilherme Baggio Costa, universitário do 5º ano, comenta que o curso foi muito importante para seu desenvolvimento pessoal e profissional. “Fiz muitas amizades, construí laços afetivos, relações de respeito e de amor. O curso é muito bom devido à dedicação tanto dos alunos quanto dos professores e dos funcionários da Unioeste. Isso faz toda a diferença, a dedicação e a qualidade curricular dos professores.”
Ele cita ainda como positivo o fato de ser uma universidade pública e que atende o tripé ensino, pesquisa e extensão.
“A Unioeste se preocupa tanto com a aprovação dos estudantes na OAB, sua entrada no mercado de trabalho, quanto o aperfeiçoamento crítico dos seus alunos, que desde o primeiro ano somos incentivados a participar de projetos de extensão e de pesquisa, fundamentais para o desenvolvimento científico da universidade.”
Desde o primeiro ano, Guilherme participa de grupos de pesquisa e já participou inclusive de congressos internacionais. Ele ressalta a importância do engajamento dos professores, estudantes e servidores.