1.7 C
Francisco Beltrão
terça-feira, 01 de julho de 2025

Edição 8.236

01/07/2025

PARCERIA ACADÊMICA

Cursos da UTFPR discutem acordo com a Universidade de Misiones

A comitiva que discutiu o convênio entre as universidades. Foto: Divulgação/UTFPR.

Professores da UTFPR, campus de Pato Branco, avançam em acordo de dupla diplomação com a Universidad Nacional de Missiones (UNaM), em Posadas. A proposta surgiu de uma visita dos coordenadores da Universidade Nacional de Missiones (UNaM) ao Campus Pato Branco da UTFPR, organizada pela Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIRPPG) e a Direção de Graduação e Educação Profissional (Dirgrad).

Nessa ocasião, os professores responsáveis pela internacionalização da Administração e Ciências Contábeis apresentaram oportunidades de atuação conjunta entre os cursos brasileiros e argentinos. Esse primeiro encontro em Pato Branco promoveu discussões e encontros on-line, que permitiram aos docentes organizarem uma visita técnica à Faculdade de Ciências Econômicas da UNaM, na cidade de Posadas, região de Missiones, Argentina.

A visita ocorreu entre os dias 7 e 9 de abril de 2025 e participaram os docentes Luiz Fernande Casagrande e Oldair Giasson, de Ciências Contábeis, e Elizângela Mara Carvalheiro e Luciano Minghini, de Administração de Enpresas. O professor Casagrande explica que o principal objetivo da visita foi discutir a proposta de dupla diplomação entre os cursos de graduação. Luciano complementa dizendo que os coordenadores dos cursos de Administração, Contabilidade e Economia da UNaM aproveitaram para apresentar também os responsáveis por propostas de intercâmbio em ensino, pesquisa e extensão.

- Publicidade -

Mais oportunidades

A parceria com a UNaM promove mais oportunidades de intercâmbio internacional para os estudantes do curso de Administração e Ciências Contábeis, além dos programas já existentes com Portugal. “Acreditamos que o intercâmbio regional seja mais viável para os estudantes argentinos e brasileiros, em comparação com os custos de intercâmbio com a Europa”, detalhou o professor Casagrande.

Para a coordenadora do curso de Administração, a parceria discutida em Posadas vai além do intercâmbio estudantil. “Percebemos que existe muito interesse comum entre os coordenadores de cursos para atividades de pesquisa e extensão. Verificamos que os docentes argentinos estão interessados em conhecer nossa proposta de aprendizagem baseada em competências profissionais. Por isso, apresentamos algumas propostas de atividades conjuntas de extensão que podem, consequentemente, gerar produtos de pesquisa comparativa”, detalhou a professora Elizângela.

Um exemplo dessas atividades conjuntas, voltado para o desenvolvimento de competências, foi a proposta de uma competição internacional de simulação empresarial entre os cursos da Faculdade de Ciências Econômicas e o Campus Pato Branco da UTFPR apresentado pelo professor Luciano. “A simulação está sendo estruturada para uma proposta competitiva apenas, isto é, ‘nós contra eles’, mas as próximas edições podem ser planejadas para que as equipes participantes sejam formadas por misturando os estudantes dos dois países”, explicou o docente. Em suma, os docentes da UTFPR retornaram muito satisfeitos com a aceitação das propostas apresentadas e estão empenhados em dar continuidade aos projetos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques