O projeto tem como parceiros a Secretaria de Ciência e Tecnologia, UTFPR e o MEC.
No primeiro semestre deste ano, o programa Escola Pato Branco Digital formou cerca de 100 pato-branquenses em cursos voltados à área de tecnologia, ofertados gratuitamente. A iniciativa acontece desde 2016 e é promovida pelo município de Pato Branco, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, juntamente com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – campus Pato Branco e com o Ministério da Educação.
Desde que a Escola Pato Branco Digital iniciou, em menos de 2 anos, aproximadamente 600 pessoas já concluíram as formações, que buscam aproximar a comunidade da ciência e da tecnologia, por meio da inovação.
Conforme o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Géri Natalino Dutra, 200 novas vagas serão ofertadas neste segundo semestre de 2018, para cursos de robótica com lego mindstorms, desenvolvimento de páginas web, montagem e manutenção de computadores e robótica e programação com arduíno.
Os cursos são ministrados por acadêmicos da área de informática da UTFPR, orientados pelos professores do Departamento de Informática, Fábio Favarim e Beatriz Borsoi, e pela equipe da Secretaria. As inscrições, quando disponíveis, poderão ser feitas pelo site smcti.patobranco.pr.gov.br/projetos/escola.
“Oferecemos cursos na área da informática de forma gratuita, visando a inclusão digital, em que atendemos estudantes da rede pública, população de baixa renda e pessoas que participam dos programas da Secretaria de Assistência Social, bem como a comunidade em geral”, destaca o secretário Géri.