Os alunos apresentaram um projeto de pesquisa sobre abelhas, de modo a criar uma cápsula de sementes.

que acontece em Brasília, no mês de março.
Nos dias 17 e 18 de fevereiro, em Curitiba, aconteceu a etapa Regional Sul de Robótica FLL, com a participação de 40 equipes que disputaram sete vagas para a etapa nacional, em Brasília, no mês de março. A competição envolvia a apresentação de um projeto de pesquisa com o tema Animais, Core Values, design de robô e três rounds de desafios na mesa de robótica.
A equipe de robótica Kamikaze, do Colégio Sesi de Capanema, que já havia conquistado a vaga na regional Sudoeste, participou da regional Sul competindo com outras equipes do Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. A equipe, que tem um ano e meio de formação, apresentou o projeto de pesquisa sobre abelhas no qual criou uma cápsula de sementes, tendo como ideia envolver comércios, indústrias, famílias e toda a sociedade, substituindo balas e doces recebidos como troco no comércio pela cápsula de sementes. Dessa forma, toda sociedade a auxiliaria na alimentação das abelhas, visto que, segundo estudos da equipe, das 25 mil espécies de abelhas, sete já estão extintas devido à grande utilização de agrotóxicos e à falta de variedade de flores para alimentação.
Com empenho, os alunos aplicaram o projeto na cidade do Colégio Sesi em Capanema e confirmaram que a possibilidade da concretização do projeto só precisava de uma oportunidade. Em Curitiba, apresentaram o projeto e participaram de todas as fases da competição, classificando-se em 4º lugar na regional Sul. A próxima etapa será em Brasília, dias 17, 18 e 19 de março.
“É a primeira vez que uma equipe da região conquista a vaga para a nacional. Quando iniciamos, a curiosidade em aprender foi nosso impulso, hoje a equipe está fortalecida, temos muitos interessados. As aulas práticas de robótica, que são um dos diferenciais do Sesi, auxiliam na aprendizagem, destacando que nossos estudantes são capazes de conquistar e criar muita coisa, com dedicação e orientação adequada, é um orgulho para todos nós essa conquista”, comemora a professora Elisandra Aparecida de Campos, técnica da equipe.
Matrículas abertas
“Isso é resultado de uma metodologia diferenciada e inovadora, que visa criar autonomia, confiança e espírito de equipe. Estamos muito contentes”, diz Marta Tesser, gerente das unidades do Sesi/Senai de Francisco Beltrão, Ampere e Capanema. Ela comenta que o colégio de Capanema, classificado para a final, é o menor e mais novo da região, com apenas três anos de formação.
Segundo Marta, há ainda Colégio Sesi, com Ensino Médio, em Palmas, Pato Branco, Dois Vizinhos, Ampere e Beltrão, que também desenvolvem o projeto de robótica. Ela acrescenta que as matrículas estão abertas e os interessados em conhecer a metodologia de ensino e a estrutura dos colégios podem fazer uma visita.

classificando-se em 4º lugar na regional Sul.
Fotos: Arquivo pessoal