Houve mudança também na sua denominação para Unidep.

A Faculdade de Pato Branco (Fadep) agora é o Centro Universitário de Pato Branco (Unidep). A oficialização ocorreu por meio da Portaria 2.146, de 12 de dezembro de 2019, publicada pelo Ministério da Educação (MEC). Em maio, a instituição de ensino superior recebeu a comissão de avaliadores do MEC, para o processo de credenciamento, quando foi avaliada com conceito 5, a nota máxima de excelência educacional atribuída pelo Governo Federal.
A diretora Acadêmica do Unidep, professora Ornella Bertuol, explica que as instituições de ensino superior possuem três categorias administrativas: faculdade, centro universitário e universidade. Com a transformação em centro universitário, a instituição passa a ter mais autonomia para propor a abertura de novos cursos e concede maior ênfase à pesquisa, à extensão e a práticas de responsabilidade social.
“Com essa conquista, fortalecemos a nossa caminhada na pesquisa, bem como nossas práticas de extensão e responsabilidade social, que são características da história da Fadep e, agora, serão consolidadas com o Centro Universitário. Afinal, são quase 20 anos de atuação da instituição, em que o Unidep coroa uma trajetória marcada pela oferta de um ensino superior de qualidade. Nos orgulhamos por termos formado mais de 6 mil alunos, pois foi, justamente, essa história que nos deu condições de sermos Centro Universitário”, destaca Ornella.
História de um legado
A Faculdade de Pato Branco (Fadep) iniciou suas atividades em 2000. Desde então, formou mais de seis mil profissionais, em diversas áreas do conhecimento. Atualmente, oferta 19 cursos de graduação: Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Contábeis, Direito, Gastronomia, Educação Física – Bacharelado, Educação Física – Licenciatura, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia de Software, Estética e Cosmética, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Publicidade e Propaganda, Pedagogia e Psicologia.
A instituição de ensino disponibiliza a seus alunos e docentes uma das mais completas infraestruturas de ensino do do Paraná, o que resulta em uma comunidade acadêmica composta por aproximadamente três mil acadêmicos, 150 professores e 120 técnicos-administrativos.
No final de 2018, foi adquirida pela NRE Educacional. Na sequência, a NRE fundiu-se com a Medcel e nasceu o Grupo Afya Educacional, o maior grupo de ensino na área médica do País. A a partir de agora, a faculdade passa a ser Centro Universitário de Pato Branco (Unidep).