20.4 C
Francisco Beltrão
terça-feira, 27 de maio de 2025

Edição 8.213

28/05/2025

Fechamento de turmas ainda pode ser revertido se houver demanda

Matrículas na rede estadual podem ser feitas até hoje, presencialmente ou pela internet.

Escola Estadual da Cango, em Beltrão, tem indicação de fechamento do 6º ano, caso não haja alunos suficientes.

Foto: Leandro Czerniaski/JdeB

Escolas da rede estadual com indicação de fechamento de turmas ainda podem reverter a decisão caso haja interesse pelos estabelecimentos. As turmas, para isso, precisam ter um determinado número de alunos matriculados, segundo o Núcleo Regional de Educação (NRE). Em Francisco Beltrão, por exemplo, a Escola Estadual da Cango havia recebido a recomendação de não ofertar vagas para o 6º ano, mas segundo a chefe do NRE, Lurdinha Bertani, as matrículas podem ser feitas normalmente. “Se tiver um número significativo de alunos, que justifique a manutenção da turma, ela será mantida”, explica. Na semana passada, o JdeB mostrou a mobilização da comunidade pela manutenção das atividades da Escola da Cango, que hoje tem 130 alunos do 6º ao 9º ano. Documentos foram enviados ao Ministério Público, Conselho Estadual de Educação, Assembleia Legislativa e também Câmara de Vereadores. “Agora estamos aguardando o resultado dessa mobilização”, atualiza a diretora Magda Brito. Caso a turma não se viabilize, alunos que moram nos bairros Cango e Guanabara terão que se deslocar até o Colégio Mário de Andrade, no Luther King. A escola do campo José de Anchieta, de São João, também está na mesma situação, segundo o NRE de Pato Branco, e precisa do número mínimo de alunos para continuar ofertando o 6º ano. Uma outra escola da abrangência do NRE poderá deixar de ter ensino integral e oferecer somente o regular. No Núcleo de Dois Vizinhos não há escolas com indicativo de fechamento de turmas. As matrículas na rede estadual seguem até hoje, 1º, e podem ser feitas de forma presencial nas secretarias das escolas ou através da internet, na Área do Aluno da Seed.

- Publicidade -

 

Bakri garante que escolas serão mantidas

 Na sessão de terça-feira, o líder do governo e presidente da Comissão de Educação da Alep (Assembleia Legislativa do Paraná), deputado Hussein Bakri (PSD), garantiu que não haverá fechamento de escolas estaduais. Em alguns estabelecimentos, havia recomendação para que novas matrículas não fossem realizadas em séries iniciais atendidas por estas escolas, visando a desativação gradativa.
“Gostaria de dizer aos deputados que estão preocupados com algum possível fechamento de escolas que isso não vai acontecer. Eu garanto a vocês, demonstrando nosso espírito de diálogo e de condução que sempre trouxemos à casa”, afirmou Bakri na sessão, respondendo questionamento da deputada Luciana Rafagnin (PT) sobre o eventual fechamento de 71 escolas do Estado. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques