6.2 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

HackaTruck proporcionou capacitação em internet das coisas para acadêmicos da Unisep

Educação

 

Neste ano, devido à pandemia, a capacitação foi realizada de maneira remota.

Através do HackaTruck MakerSpace, 14 estudantes dos cursos de Sistemas de Informação do Centro Universitário Unisep, campus de Dois Vizinhos e Francisco Beltrão, receberam, gratuitamente, capacitação em desenvolvimento iOS com aplicação em Internet das Coisas (IoT). Devido à pandemia, o curso foi oferecido na modalidade remota.

Patrocinado pela IBM Brasil e Flex, em colaboração com a Apple, e executado pelo Instituto de Pesquisas Eldorado, o HackaTruck proporciona capacitações nos temas mais relevantes para a área tecnológica, como programação Swift, orientação a objetos, JavaScript e RESTful APIs. “É uma grande oportunidade para nossos acadêmicos”, frisa Fábio Taffe, coordenador do curso de Sistemas no campus de Francisco Beltrão.

- Publicidade -

[relacionadas]

Rodrigo Siega, professor e coordenador do curso de Sistemas no campus de Dois Vizinhos, lembra que não é a primeira vez que acadêmicos da Unisep têm o privilégio de participar do HackaTruck. “Em 2019, a Unisep teve a honra de ser a segunda instituição de ensino superior do Paraná a ter seus acadêmicos capacitados com tecnologia de ponta através do projeto”, destaca.

Foi justamente o sucesso da primeira parceria, há dois anos, que abriu caminho para a realização de uma nova capacitação com o HackaTruck. A diferença, neste ano, foi que em vez de ser presencial, os cursos e palestras foram realizados remotamente. “Acredito que todos os estudantes que tiveram a oportunidade de participar do projeto terão uma visão mais abrangente quanto ao uso da tecnologia, desenvolvendo soluções inteligentes, integradas em benefício das pessoas”, avalia Rodrigo Siega.

Em 2019, a “Carreta da IBM”, esteve no campus de Dois Vizinhos proporcionando capacitações. Naquela ocasião, a Unisep foi a segunda instituição do Paraná a receber o projeto HackTruck.

 

“O HackaTruck MakerSpace vem para incentivar e reforçar a vocação dos acadêmicos em tecnologia, reduzindo a carência por profissionais qualificados em tecnologia móvel”, pontua Fábio Taffe. “A experimentação proporcionada pelo projeto prepara os participantes para o desenvolvimento de protótipos de aplicativos e soluções utilizando as tecnologias mais atuais de Internet das Coisas”, completa Rodrigo Siega.

Realizado no primeiro semestre deste ano, o curso contou com uma fase de seleção, com capacitação EAD e avaliações — os 14 alunos que obtiveram notas superiores à média, puderam compor a seleta turma. Todo o material, metodologia e profissionais são disponibilizados pela IBM e Instituto Eldorado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques