Educação

Através do HackaTruck MakerSpace, 14 estudantes dos cursos de Sistemas de Informação do Centro Universitário Unisep, campus de Dois Vizinhos e Francisco Beltrão, receberam, gratuitamente, capacitação em desenvolvimento iOS com aplicação em Internet das Coisas (IoT). Devido à pandemia, o curso foi oferecido na modalidade remota.
Patrocinado pela IBM Brasil e Flex, em colaboração com a Apple, e executado pelo Instituto de Pesquisas Eldorado, o HackaTruck proporciona capacitações nos temas mais relevantes para a área tecnológica, como programação Swift, orientação a objetos, JavaScript e RESTful APIs. “É uma grande oportunidade para nossos acadêmicos”, frisa Fábio Taffe, coordenador do curso de Sistemas no campus de Francisco Beltrão.
[relacionadas]
Rodrigo Siega, professor e coordenador do curso de Sistemas no campus de Dois Vizinhos, lembra que não é a primeira vez que acadêmicos da Unisep têm o privilégio de participar do HackaTruck. “Em 2019, a Unisep teve a honra de ser a segunda instituição de ensino superior do Paraná a ter seus acadêmicos capacitados com tecnologia de ponta através do projeto”, destaca.
Foi justamente o sucesso da primeira parceria, há dois anos, que abriu caminho para a realização de uma nova capacitação com o HackaTruck. A diferença, neste ano, foi que em vez de ser presencial, os cursos e palestras foram realizados remotamente. “Acredito que todos os estudantes que tiveram a oportunidade de participar do projeto terão uma visão mais abrangente quanto ao uso da tecnologia, desenvolvendo soluções inteligentes, integradas em benefício das pessoas”, avalia Rodrigo Siega.

“O HackaTruck MakerSpace vem para incentivar e reforçar a vocação dos acadêmicos em tecnologia, reduzindo a carência por profissionais qualificados em tecnologia móvel”, pontua Fábio Taffe. “A experimentação proporcionada pelo projeto prepara os participantes para o desenvolvimento de protótipos de aplicativos e soluções utilizando as tecnologias mais atuais de Internet das Coisas”, completa Rodrigo Siega.
Realizado no primeiro semestre deste ano, o curso contou com uma fase de seleção, com capacitação EAD e avaliações — os 14 alunos que obtiveram notas superiores à média, puderam compor a seleta turma. Todo o material, metodologia e profissionais são disponibilizados pela IBM e Instituto Eldorado.