Atualmente a busca por Terapias Integrativas e Complementares na rede de saúde pública e privada é crescente.
A Universidade Paranaense (Unipar), de Francisco Beltrão, está com inscrições abertas para a pós-graduação em Terapias Integrativas e Complementares em Saúde Estética.
As Práticas Integrativas e Complementares (Pics) são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças como depressão, ansiedade e hipertensão. Em alguns casos, também podem ser usadas como tratamentos paliativos em algumas doenças crônicas.
Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, de forma integral e gratuita, 29 procedimentos de Práticas Integrativas e Complementares (Pics) à população. Segundo o Ministério da Saúde evidências científicas têm mostrado os benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e práticas integrativas e complementares.
Por isso a Universidade Paranaense (Unipar), Unidade de Francisco Beltrão, está com inscrições abertas para o curso de pós-graduação latu sensu em Terapias Integrativas e Complementares em Saúde Estética, com objetivo de capacitar os profissionais para o mercado de trabalho.

O intuito desta especialização é proporcionar ao profissional uma formação sólida. Com conhecimentos para que esse possa ser considerado um profissional completo da área de saúde estética, transformando a ciência e o conhecimento em saúde e beleza a partir de uma visão holística e ampla e que tenha capacidade de ofertar seus serviços no SUS.
Para isso o profissional precisa estar preparado para encarar o cliente e as disfunções sob um aspecto global, que leva em consideração um contexto emocional, mental, espiritual e físico, utilizando sua percepção e conhecimento técnico para determinar tratamentos personalizados e exclusivos de acordo com as necessidades e particularidades de cada cliente.
É aí que entram também as possibilidades oferecidas pela estética de caráter integrativo, com abordagem multidisciplinar, em que estão inseridas as terapias complementares, como as terapias chinesas, auriculoterapia, shiatsu, ventosaterapia, moxabustão, tui-na, terapia indiana como a terapia ayurveda, dentre diversas outras técnicas. Além de aromaterapia, cromoterapia, musicoterapia, geoterapia, psicologia em estética, técnicas diferenciadas de massagem, como a massagem bioenergética e thai massage e o toque como ferramenta de tratamento integrativo, fitoterapia, fitocosmética, florais, terapia ortomolecular, taping, estética paliativa, estética humanizada. O curso tem carga horária de 360 horas e as aulas serão ministradas em regime quinzenal às sextas (período noturno) e sábados (período matutino e vespertino).