17.4 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Jantar celebrou os 50 anos do Colégio Estadual de Dois Vizinhos

A estimativa é que, neste período, mais de 32 mil alunos já passaram pela instituição de ensino. Comemoração seguiu com a 6ª Feira do Conhecimento na quarta-feira, 13.

Na noite de terça-feira, 12, na sede do Lions Clube, foi organizado um jantar dançante para homenagear algumas pessoas que construíram os 50 anos do Colégio Estadual de Dois Vizinhos (CEDV). O evento reuniu autoridades, ex-diretores, professores, colaboradores, alunos, ex-alunos e pais que participaram da história da instituição de ensino.

Atualmente, o CEDVconta com cerca de 1,3 mil alunos nos ensinos fundamental, médio e técnico (integrado, subsequente e Mediotec) e é coordenado por Terezinha Meurer e Sueli Restelatto Steinheuzer. “É um momento muito importante, pois são 50 anos de história e a escola merece ser celebrada. No jantar, fizemos algumas homenagens para algumas pessoas que ajudaram a construir a escola. Precisamos relembrar, homenagear e celebrar os nossos 50 anos”, conta a diretora Terezinha Meurer.

Ela destacou que o colégio já recebeu, nesse período, cerca de 32 mil alunos. “Acredito que somos o colégio que mais formou gente em Dois Vizinhos. Nos sentimos felizes e honradas, eu e a diretora Sueli, por estar na direção e poder fazer essa festa, organizar e homenagear essas pessoas que colaboraram e participaram dessa história”, completou.

- Publicidade -

36 anos de CEDV
Nilson Silvestro é o atual diretor do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Dois Vizinhos, mas tem 36 anos de atuação no Colégio Dois Vizinhos. “Sempre é um motivo de alegria quando reunimos a comunidade escolar para uma comemoração de 50 anos. Quanta história aconteceu, quantas marcas, fatos, enfim, uma bela história construída na escola. Eu vivi mais de 36 anos naquele chão, participei dessa história e, hoje, como chefe do NRE, é uma alegria enorme estar podendo participar da festa, ainda mais que essa é a primeira escola que completa 50 anos em Dois Vizinhos. Devemos, obviamente, parabenizar, homenagear todas as pessoas que contribuíram, pois foram muitas mãos, muitas ideias e muito esforço para chegarmos até aqui e eu afirmo com convicção que é uma belíssima história”, lembrou.

Nilson destaca a qualidade da educação oferecida na instituição de ensino. “Além de uma história bonita, o CEDV construiu, com certeza, uma proposta de trabalho, uma filosofia de educação, sendo uma escola que se consolidou pela qualidade de ensino, com uma boa infraestrutura, tendo bem definida a direção da proposta de trabalho, e um Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 6,2, que é um número de primeiro mundo, numa escola grande, complexa, mas que sabe conduzir sua história”, relatou.

Ele completou que agora o colégio precisa se preparar para o futuro. “Temos que nos preparar para os próximos 50 anos, deixar uma marca e as novas gerações continuar essa história bonita. Precisamos modernizar a escola, com as novas tecnologias, propostas, olhar para o horizonte, buscando novas experiências, deixando um legado e construindo novas histórias”, conclui.

História
Nascido em dezembro de 1969, como Ginásio Estadual de Dois Vizinhos, a escola foi a primeira instituição pública estadual do município. Até 1976, a escola se instalou em estrutura emprestada pela Mitra Diocesana, onde está atualmente o Coopermundi. Nos primeiros anos, a escola já implantou extensões em Boa Esperança do Iguaçu, Cruzeiro do Iguaçu e em duas comunidades do interior do município.
Em 1977, a instituição foi para prédio próprio, onde está instalado até hoje (na Avenida Dedi Barrichello Montagner). Entre 1969 e 1991, a escola atendeu somente alunos dos 5º ao 8º ano, sendo que, em 1992, foi instalado o segundo grau e mudada a nomenclatura para Colégio Estadual de Dois Vizinhos. Em 2005, a instituição de ensino passou a oferecer o curso de técnico administrativo integrado ou subsequente. Foram, nesses 50 anos, 19 gestões administrativas com 22 diretores e diretores auxiliares, sendo que o primeiro foi Jaime Guzzo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques