5.9 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Merenda para alunos é composta por produtos orgânicos

Há várias pessoas que participam do processo, desde a compra, o preparo até a produção de alimentos in natura.

 

As crianças se alimentam bem e nas porções certas.
Foto: Assessoria de imprensa

 

A brincadeira dita a alunos de que “vai à escola para comer merenda” faz sentido na rede municipal de Verê. Não que os alunos não sejam dedicados aos estudos, mas a qualidade da merenda servida é de dar água na boca.
Por trás desta alimentação está um grupo de profissionais composto por cozinheiras, merendeiras e o pessoal do serviço administrativo da Secretaria Municipal de Educação que cuida da parte burocrática da merenda escolar, além dos produtores rurais e empresas que fornecem os produtos, Conselho Municipal de Alimentação Escolar, entre outros.
Em Verê, todo alimento servido para os mais de 900 alunos é baseado em um cardápio balanceado, definido pela nutricionista Suelin Ferre, com a preocupação de ter uma merenda escolar de qualidade e nas porções certas, de acordo com o que é exigido pelo Ministério da Educação.
“A alimentação balanceada é imprescindível para conter o índice de obesidade infantil. Além de influenciar diretamente na aprendizagem, pois um aluno bem alimentado melhora sua capacidade de raciocínio e de concentração, entre outros fatores”, afirma Suelin. “Hoje em dia os pais também estão mais conscientes da importância de uma alimentação saudável e de controlar a obesidade, que pode virar um problema de saúde”, completou.
A administração municipal de Verê, responsável pela gestão da alimentação escolar, distribui os produtos para as quatro escolas municipais, além do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) e, neste ano, passou a fornecer toda a merenda utilizada por alunos da Apae, que anteriormente recebia apenas parte desta merenda da Prefeitura.
De toda merenda escolar consumida em Verê, mais de 60% é fornecida pelos agricultores familiares. Boa parte dos produtos comprados é orgânica – sem o uso de químicos -, tais como o suco de uva, as frutas, mandioca, macarrão, saladas e legumes. O restante dos alimentos é fornecido pelos mercados.

- Publicidade -

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques