5.9 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Novos cursos técnicos semipresenciais estão com inscrições abertas

Oportunidades estão distribuídas em 29 cidades do Estado. Na região, foram abertos cursos em Ampere, Francisco Beltrão e Pato Branco.

Nas três unidades da região o Senai lançou novos cursos semipresenciais.

Para atender as demandas identificadas pelas indústrias paranaenses, o Senai no Paraná está com matrículas abertas para cursos semipresenciais em todo o Estado.

Ao todo, são mais de 4.500 vagas distribuídas em 29 cidades, em áreas como Eletromecânica, Segurança do Trabalho, Automação Industrial, Desenvolvimento de Sistemas, Administração, e muitas outras. As matrículas devem ser feitas até o dia 2 de outubro, sexta-feira. As aulas iniciam dia 3, um sábado.

Cursos na região
Na região, as unidades de Ampere, Francisco Beltrão e Pato Branco foram contempladas com novos cursos técnicos semipresenciais. Para cada curso foram abertas 20 vagas. Em Ampere foi aberto o curso de Técnico em Eletromecânica, em Francisco Beltrão de Técnico em Eletrotécnica e Técnico em Mecatrônica.

- Publicidade -

Nestes novos cursos, 80% da grade curricular é cumprida por meio de aulas on-line e 20% de aulas práticas nas unidades do Senai, aos sábados. Os cursos terão duração de dois anos.

Conforme Marcos Maria, da coordenação de cursos do Sesi-Senai em Francisco Beltrão, as mensalidades para esta modalidade de curso tem custo menor. Para os cursos de Beltrão a mensalidade ficará em R$ 238 (cada).

Todas as informações sobre a oferta de cursos estão disponíveis no site www.cursocertosenai.com.br.

Mapa do Trabalho aponta áreas que terão maior demanda

De acordo com o Mapa do Trabalho Industrial 2019-2023, elaborado pelo Senai em âmbito nacional, nesses quatro anos, as áreas que mais vão demandar formação profissional no País são transversais (1,7 milhão), metalmecânica (1,6 milhão), construção (1,3 milhão), logística e transporte (1,2 milhão), alimentos (754 mil), informática (528 mil), eletroeletrônica (405 mil), energia e telecomunicações (359 mil).

A Agência do Trabalhador de Francisco Beltrão já começou a perceber uma movimentação em algumas destas áreas apontadas pelo Mapa do Trabalho. O setor de construção civil sempre tem vagas, mas neste ano houve um aumento devido à retomada de obras.

Outro setor que tem bastante demanda é o das indústrias de alimentos, já que o município é polo na área, pois tem abatedouros de frangos, suínos e bovinos, indústrias que processam derivados de carne suína e do leite e conservas e doces.

Mais áreas
Outra área que começa a ter vagas é por profissionais que atuam como técnico em eletrotécnica. No comércio, duas áreas estão em alta: vendedores digitais/televendas e profissionais especializados em preparar conteúdos/fotos de produtos para redes sociais, como Facebook e Instagram, e sites.
Sirlei Faedo, funcionária pública, que atua na captação de vagas da Agência do Trabalhador, notou estas duas novas tendências nos últimos tempos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques