24.7 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

O impacto da Covid na vida dos alunos

Educação

Através da disciplina de Português, alunos do Colégio Estadual São Cristóvão, de Manfrinópolis, foram convidados a produzir redações sobre o tema: Covid-19. Os trabalhos deveriam abordar o impacto da pandemia na vida dos alunos e da comunidade.
A redação a seguir foi selecionada para representar a atividade:

Foi necessário
De uma forma ou outra foi necessário… Necessário para desacelerarmos e aprendermos a dar valor para as coisas mais simples da vida, que haviam sido deixadas de lado sem nem mesmo percebermos, por conta da “correria do dia a dia”. Estamos aprendendo a valorizar um abraço, um aperto de mão e até mesmo um simples toque, uma boa conversa olho no olho, ou um passeio…
Não tínhamos tempo para nada, nem para a própria família, vivíamos ocupados e levávamos uma vida muito agitada.

Reclamávamos por ter que acordar cedo para trabalhar ou por ter que ir à escola todos os dias. Nos estressávamos facilmente, com coisas muito simples, como o celular demorar um pouco a mais que o normal para carregar, ou o ônibus estar alguns segundos atrasado.

- Publicidade -

Contudo, várias coisas mudaram. Agora podemos aproveitar o tempo para nos divertirmos e dar atenção para a família, algo que antes era muito raro de acontecer.

Nesse momento, a forma de trabalhar mudou, a forma de estudar mudou, até mesmo a forma de nos comunicarmos com colegas, amigos e parentes mudou. Tudo isso agora é realizado através de celulares e computadores, algo que também não faz muito bem à saúde e nem é recomendado, mas, atualmente é o único meio de realizarmos nossas atividades essenciais.

Às vezes paramos para pensar e refletir e nos arrependemos por todas as oportunidades perdidas de abraçar, sorrir e conversar. E também por ter perdido tempo com brigas e discussões que podiam ter sido evitadas.

Provavelmente, quando isso passar as pessoas mudarão algumas atitudes, e valorizarão um pouco mais o agora, o presente. Enxergarão a felicidade além das telas dos celulares, aproveitarão mais um abraço e uma boa conversa. O trabalho e os estudos não serão mais motivos de tanta reclamação. As pessoas irão valorizar as coisas que desprezavam.

E como diz em um filme: “O toque humano, nossa primeira forma de comunicação, segurança, proteção e conforto… Tudo isso num suave toque de um dedo […] Nos conecta quando estamos felizes e nos dá apoio quando temos medo, desperta sentimentos… Precisamos ser tocados por quem amamos quase como precisamos de ar para respirar. Mas só percebemos a importância de um toque, quando não podemos mais tocar…”. Portanto, quando tudo passar, toque, abrace, e sobretudo, seja feliz e aproveite a vida da melhor maneira possível.

Texto da aluna: Nicoly Dalarizzarda
Turma: 8° Ano A, Colégio Estadual São Cristóvão – Manfrinópolis – PR
Orientação: Professora
Cleusa Dartora

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques