Educação

Neste começo de ano letivo, pais e alunos no curso Técnico em Agroecologia, da Casa Familiar Rural de São Jorge D’Oeste, se reuniram com os professores e a direção. O curso tem como base escolar o Colégio Estadual Padre José de Anchieta, parcerias entre governo do Estado e o município.
O curso Técnico em Agroecologia atende filhos de agricultores, meeiros e arrendatários; é regido pelo método da pedagogia da Alternância — uma semana na Casa, outra na propriedade, em estudos.
A pedagogia da Alternância foi instituída na França e implantado nas casas familiares rurais do Brasil.
Conforme Mari Bortoli Rupp, professora, “este método traz grandes benefícios ao ser trabalhado na interdisciplinaridade, e atendendo necessidades reais da região”.
Mais: “Confere um índice alto na continuidade de estudos em universidades; depois eles retornam às propriedades com novas perspectivas para a produção laboral da família”.
Destes jovens, alguns formados em Agronomia, Zootecnia, Veterinária, entre outros cursos, muitos continuaram os estudos em países como os EUA.
O curso de Técnico em Agroecologia atende adolescentes e jovens da região. Complementando a carga horária, a escola oferta cursos extracurriculares por meio de parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).