Setor merece atenção das três candidaturas, com o compromisso de trabalho prioritário; extratos bancários serão divulgados na internet, decidiu o TSE.
A educação sempre é um tema caro aos candidatos e ao eleitorado também. As propostas dos três postulantes ao cargo de prefeito de Francisco Beltrão para 2021 a 24 são amplas. Confira alguns tópicos a seguir:
Aires Tomazoni: Assegurar o acesso e a permanência do estudante, na rede municipal de ensino, com qualidade; criar um Fórum permanente para debater, planejar e executar ações a curto, médio e longo prazo, constituído por todas as representatividades educacionais do Ensino Básico e Superior do município, com eixos relacionados às diferentes áreas (estrutura, formação, currículo, recursos financeiros).
Reestruturar a Matriz Curricular do município, considerando seus níveis de ensino, acrescentando e valorizando as disciplinas de Educação Física, Arte, Educação Ambiental e Musical; aumentar, gradativamente, a oferta de vagas nos CMEIs, a partir da realidade de cada estabelecimento de ensino, de modo a zerar a “fila da creche” no município.
Implantar a Educação Integral gradativamente, inclusive nas Escolas do Campo, respeitando a organização dos espaços escolares, com amplo debate e participação das comunidades escolares, para a efetivação.

Ademir Schwartz: Ampliar a escolaridade, qualidade no atendimento e valorização dos profissionais; oferecer as condições para que a proposta pedagógica definida no PPP (Projeto Político Pedagógico) seja viabilizada. No caso de Francisco Beltrão a proposta é a Pedagogia Histórico Crítica.
Valorização da convivência familiar (instalando refeitórios nas escolas com atendimento integral, oferecendo almoço aos pais/responsáveis dos alunos, oportunizando assim maior interação das famílias com a escola e com os filhos, com almoço a preço popular, gerido pela APMF);
Firmar parcerias com as universidades, incentivar o maior número possível de práticas de atividade esportivas nas escolas; fomentar a gestão democrática da educação garantindo as articulações com a sociedade civil e a comunidade escolar, contribuindo para o fortalecimento do Conselho Municipal de Educação, bem como eleições diretas para diretores.

Cleber Fontana: Concluir e colocar em funcionamento a Escola Municipal Professor Rubens Amélio Bonatto, no bairro Cristo Rei; construção ou ampliação da escola Frei Deodato, no bairro da Cango. Ampliar o Programa Escola 2030;
Manter e aprimorar o transporte escolar para os alunos do interior do município; programar os critérios para manutenção da qualidade da merenda escolar dando continuidade à aquisição de equipamentos para atingir esse objetivo, aos moldes de como foi feita a aquisição de balanças para garantir e conferir as quantidade de alimentos entregues nas unidades.
Ampliar a oferta de vagas nos CMEIs; ampliar a formação continuada, capacitação pedagógica e tecnológica dos profissionais da educação. Alfabetizar 100% dos alunos ao final do 1º ano do Ensino Fundamental I. Ampliar o atendimento em Tempo Integral – Escolas/CMEIs.

Auxílio-alimentação do TRE para mesários
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná disponibilizará o auxílio-alimentação dos mesários e colaboradores por meio do aplicativo Carteira Digital bB. O benefício é no valor de R$ 40.
O aplicativo já pode ser baixado em smartphones. O download está disponível, de forma gratuita, na App Store e no Google Play.
No dia da eleição, os mesários receberão uma contrassenha/vouchers para poder resgatar o valor referente ao auxílio-alimentação diretamente na sua Carteira bB. Após a inserção da contrassenha no aplicativo, o valor será disponibilizado na Carteira Digital bB. O mesário terá até o dia 8 de dezembro para o resgate do valor. O mesário poderá utilizar o recurso em pagamentos com código de barras, transferências bancárias, recarga de celular e saques de atendimento.
Extratos bancários
O TSE decidiu que os extratos das contas bancárias dos partidos serão divulgados na internet. Os ministros do tribunal decidiram que os comprovantes serão colocados na internet com as prestações de contas que devem ser entregues à Justiça Eleitoral.
Os ministros alteraram a Resolução 23.604/2019, que trata das finanças e da contabilidade dos partidos. A regra foi incluída no Artigo 68. O dispositivo estabeleceu que o TSE deve publicar em sua página na internet as informações e documentos sobre as prestações de contas em tempo real.
A decisão foi motivada por pedido protocolado pela organização Transparência Brasil. Segundo a entidade, a medida é necessária para fiscalizar os gastos dos partidos. “Aumentar a transparência das contas dos partidos significa criar incentivos para que a sociedade participe ativamente desse processo. Organizações da sociedade civil, imprensa e até mesmo filiados podem tornar-se agentes ativos de colaboração com os órgãos oficiais de controle.”