Educação

durante o evento que alertou para questões referentes ao suicídio.
Dia 10 deste mês, o curso de Sistemas de Informação na Unisep, campus de Francisco Beltrão, em parceria com o curso de Administração, realizou evento com pais e acadêmicos sobre o Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio.
A noite foi dividida em dois momentos. No primeiro, Jaqueline Tubin Fieira, psicóloga clínica e professora da Unisep, e Ana Paula Reolon Bortoli, enfermeira do Caps-AD II, de Francisco Beltrão, proferiram palestras sobre o tema suicídio. As profissionais mostraram as altas e recorrentes taxas de suicídio no Brasil e no mundo e expuseram estratégias para lidar com ideação suicida de pessoas próximas e familiares.
4ª Causa de mortes
O suicídio é a quarta principal causa de mortes entre os jovens no Brasil e no mundo. Segundo dados do Centro de Valorização da Vida – CVV, a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio. O Setembro Amarelo objetiva promover debate sobre o assunto — ainda tabu — e discussões sobre valorização da vida, importância de expressar as dores e buscar ajuda profissional.
Segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS, nove em cada dez mortes por suicídio poderiam ser evitadas se as pessoas buscassem e recebessem a ajuda profissional necessária.
No segundo momento, os pais foram recepcionados pelo coordenador do curso de Sistemas de Informação, Fabio Alexandre Taffe, para uma breve apresentação. Neste momento, os pais tiveram espaço para se conhecerem e falar sobre as angústias e desafios na educação dos filhos. Posteriormente eles foram encaminhados aos laboratórios do curso e acompanhados pelos professores.
[relacionadas]
Sobre a campanha:
Segundo o professor Roberto Padilha, do curso de Sistemas de Informação, a ideia de levar a campanha do Setembro Amarelo para os alunos veio para destacar a importância de se dar a devida atenção à saúde mental. “Todos temos que equilibrar várias obrigações e responsabilidades no dia-a-dia, com estudos e trabalho, mas é fundamental que a saúde mental seja uma prioridade. Sabemos que há muito preconceito e desinformação quanto a como e quando procurar ajuda e também em como ajudar aqueles que estão passando por problemas desta natureza. Na nossa visão, a melhor maneira é a informação, e, como a própria campanha diz, conversar a respeito. É isso que fizemos aqui hoje”, resume.
Família na vida acadêmica
“No período da faculdade, o contato dos pais na vida dos alunos é muito menor do que no restante da vida escolar, porém a necessidade do apoio da família nunca acaba. Poder mostrar um pouco dos projetos e do trabalho que desenvolvemos aqui, além de conhecer um pouco sobre a família dos nossos acadêmicos foi uma experiência incrível”, analisa o professor Roberto Padilha.
Vestibular da Unisep é dia 27 de outubro
O Vestibular 2020 da Unisep está marcado para 27 de outubro. As inscrições podem ser feitas pelo site unisep.edu.br. Um dos diferenciais da Unisep para facilitar o ingresso dos acadêmicos em seus cursos é o Credu, crédito educativo exclusivo da instituição, que permite ao acadêmico fazer toda a graduação pagando metade do valor da mensalidade. Os 50% restantes podem ser quitados após a conclusão do curso.