São preparadas 1.800 refeições diárias, num só local.

A Prefeitura de Salto do Lontra implantou em 2019 mais uma novidade na área educacional. Trata-se da cozinha municipal para a preparação da merenda escolar. Este novo serviço entrou em funcionamento no início do ano na Linha São Jorge, no prédio em que foi inaugurado em 2012 para ser uma cantina de preparação de vinho.
O projeto inicial não vingou e o local, com mais de 300 metros², que tem uma ótima estrutura física, recebeu investimentos, passando por algumas adequações para se tornar a cozinha municipal.
O prefeito Maurício Baú (Cidadania) enalteceu mais esta iniciativa da atual gestão. “Um projeto novo e arrojado, em que o nosso maior objetivo é levar comida de qualidade na mesa dos nossos alunos. Para isso, procuramos oferecer todas as condições e equipamentos necessários para essa excelente equipe que trabalha no preparo e entrega da merenda” disse.
Maurício fez uma série de agradecimentos ao vice-prefeito Fernando Cadore (PDT), vereadores e servidores “por nos ajudarem em mais esta iniciativa”.
Fernando Cadore também destacou esta conquista para a comunidade. “Algo muito bem pensado, planejado e realizado com o apoio de toda nossa equipe. É comida de qualidade, preparada com muito amor e carinho para nossas crianças. Salto do Lontra está de parabéns por mais este grande projeto” comentou.
A secretária de Educação, Geovana Techio Lopes Belica, disse que são quase duas mil refeições servidas diariamente. “O trabalho na cozinha começa cedo, às 6h e vai até as 18h. São dez cozinheiras em dois turnos, além de duas pessoas na entrega. Ao todo são em torno de 1.800 refeições diárias, dentre escolas, três centros de Educação Infantil, Apae e Programa AABB Comunidade. É algo novo, mas já com um resultado muito positivo. Obrigado a todos pelo empenho e dedicação” finalizou.
Todo o trabalho na cozinha municipal é acompanhado pela nutricionista Priscila Delonzek. “O nosso cardápio é adequado de acordo com o Programa Nacional de Alimentação Escolar. Através dessa cozinha houve uma padronização na merenda escolar, em que buscamos acima de tudo oferecer merenda saudável e de qualidade”, explicou Priscila.
Os alimentos são colocados em caixas térmicas tipo Hot Box para que possa manter a temperatura e são transportados às escolas, cmeis e entidades assistenciais atendidas.
Na cozinha industrial foram instalados vários equipamentos, como fogões industriais, coifa com exaustor, geladeira industrial, dentre outros. Foram adquiridos liquidificador e batedeira industrial, caixas térmicas modelo Hot Box para manter a temperatura dos alimentos, além dos utensílios necessários para o excelente preparo da comida. Para o transporte é utilizada uma Van, que também recebeu adaptações.