Pais estão indo mais cedo em busca dos materiais e dispostos a gastar mais, constatam empresários.

As livrarias beltronenses, como a Fonte Nova, estão movimentadas.
A procura por material escolar começou ainda em dezembro e a expectativa é de vender mais neste ano.
Nas livrarias de Francisco Beltrão, o movimento para as compras de materiais escolares começou a se intensificar nesta semana, mas desde dezembro tem gente saindo em busca destes produtos. “Junto com as vendas de Natal e final de ano já estávamos vendendo bem os materiais pedidos nas listas de escolas”, comenta Joice Bogoni Furlan, da Livraria Dalba. Em comparação com o ano passado, a empresária já estima um aumento de 30% nas vendas escolares de 2019.
Outras livrarias também estão bem movimentadas, como a Fonte Nova. A loja começou a se preparar para as vendas de materiais ainda em abril do ano passado e nas últimas semanas está mais movimentada. “Pelo que sentimos até aqui vai ser um ano de aumento nas vendas, o pessoal está vindo bem animado”, relata o proprietário João Manoel Rios.
Tanto na Dalba quanto na Fonte Nova as equipes foram reforçadas com contratações temporárias para esta época do ano. Os empresários se preparam para o aumento no fluxo de clientes a partir da próxima semana. “Muitas pessoas esperam virar o mês para comprar e como as aulas retornam na primeira quinzena de fevereiro, até lá o movimento será grande, por isso o indicado é que os pais venham o quanto antes fazer as compras”, comenta João.
Joice aposta no horário diferenciado até as 20h a partir do dia 1º, próxima sexta-feira, e em descontos para atrair os pais em busca de material. “Quem veio fazer pesquisa voltou comprar”, diz.
Orientação ao consumidor
O Procon de Francisco Beltrão enfatiza que a lista deve conter somente itens de uso coletivo. “Os materiais que a escola deve pedir são somente os de uso individual; aqueles de uso coletivo, como papel higiênico, por exemplo, não deve ser comprado pelos pais e alunos”, orienta a coordenadora do órgão, Helena do Couto.
A partir da primeira semana de fevereiro as escolas particulares iniciam as aulas. Na rede pública municipal o retorno será em 11 de fevereiro e na estadual no dia 14.

Na Dalba, vendas estão cerca de 30% maiores que no ano passado.
Fotos: Leandro Czerniaski/JdeB