
Da assessoria – A Secretaria Municipal de Educação de Francisco Beltrão promoveu três dias de encontro para a primeira Formação de Diretores e Coordenadores de escolas e CMEIs com vistas ao início do ano letivo.
Quarta-feira, 22 de janeiro, o prefeito Antônio Pedron (MDB), a vice-prefeita Lurdinha Bertani (Podemos), a secretária municipal de Educação, Rosa Vandresen, e sua equipe realizaram o primeiro encontro com os diretores das escolas e centros municipais de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino.Foi um momento de acolhimento e reencontros. Os gestores puderam compartilhar suas necessidades e sugestões, além de receber orientações essenciais para o início do ano letivo. Quinta-feira, 23 de janeiro, ocorreu a primeira formação com os diretores de escolas e Cmeis. Com a presença do palestrante Dionísio Raony, foram abordados conceitos essenciais para a gestão das instituições, como administração, pedagogia e recursos humanos.
Sexta-feira, 24, foi a vez dos coordenadores pedagógicos participarem de sua formação. A palestra de Dionísio Raony trouxe reflexão, interações e estratégias para o grande desafio: organizar o trabalho pedagógico com foco no desenvolvimento das crianças. As aulas na rede municipal de ensino começam dia 5 de fevereiro, uma quarta-feira.
Ano escolar deve iniciar com a proibição de celular
ABr – Com o início do ano letivo e a volta gradual das atividades em instituições de ensino públicas e privadas, as escolas ainda aguardam o detalhamento da Lei 15.100/2025, que proibiu o uso dos celulares durante as aulas, recreio ou intervalos de todo o ensino básico, desde o dia 13 de janeiro de 2025. O Ministério da Educação informou que vai regulamentar a lei com instruções mais detalhadas. A lei, aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Lula (PT), muda isso, mas flexibiliza o uso de equipamentos eletrônicos para fins pedagógicos ou didáticos, com orientação dos profissionais de educação. E também considera exceções casos em que os aparelhos garantam acessibilidade, inclusão, direitos fundamentais ou atendam às condições de saúde dos estudantes. No caso das instituições que ainda permitiam o uso do celular em sala de aula, será o início de uma “nova era”: os aparelhos serão vetados, inclusive nos intervalos. Sancionada em 15 de janeiro, a lei que estabelece essa proibição abarca todas as turmas de educação básica (ou seja, educação infantil, ensino fundamental e ensino médio). A volta às aulas na rede pública de todo o país tem motivado iniciativas pelas próprias secretarias estaduais, como é caso do estado do Pará. “A gente está fazendo uma discussão dos procedimentos, de como fazer para regulamentar. Para a gente também é importante, porque a gente sabe que o Ministério da Educação está trabalhando numa regulação”, declarou.