15 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Protocolos garantem retorno presencial seguro nas escolas de Pato Branco

Educação

 Na rede municipal de educação de Pato Branco uso obrigatório de máscara, álcool em gel, aferição de temperatura e distanciamento social.

A rede municipal de ensino do Pato Branco retornou ontem, 10, às aulas presenciais, após mais de um ano de ensino remoto. Das 57 escolas municipais, 53 voltaram, abrangendo as turmas da Educação Infantil (4 e 5 anos) e Ensino Fundamental (1º ao 5º ano).

O retorno foi possível a partir da aplicação de uma série de protocolos rigorosos de segurança, que incluem uso obrigatório de máscara de proteção facial, aplicação de álcool em gel, aferição de temperatura e distanciamento social. A entrada e saída dos estudantes também ocorre de forma organizada e por turmas, sendo cada período específico para uma delas, evitando aglomerações.Neste período, elas ainda não são obrigatórias, cabendo aos pais escolherem se enviarão ou não os filhos à escola, além de permanecerem em formato híbrido e escalonado.

A dona de casa Ana Carolina dos Santos Souza Perciliano, de 27 anos, levou o filho Mateus para a aula do Cmei Toca do Coelho. Foi a primeira vez que ele entrou numa escola. Para a mãe, apesar da aula atípica, com uma série de protocolos, era isso que a fazia se sentir segura. “Para mim é uma sensação nova, é o primeiro ano do meu filho. Então está sendo uma experiência bem bacana”, destacou. Na sala onde Mateus estava, havia apenas mais dois colegas, garantindo o distanciamento total entre os estudantes e professora. De acordo com a diretora da unidade, Keytty Anne Santos, os protocolos rígidos garantem que a volta às aulas seja de fato segura tanto aos profissionais quanto aos alunos.

- Publicidade -

“A gente já vinha com esse protocolo de segurança há um tempo e agora a gente intensifica os cuidados”, disse, elencando as medidas. “Os pais que ainda estão inseguros com a volta das crianças, da nossa parte, acredito que estamos seguindo todas as medidas de segurança. Desde o início do ano implantamos esse protocolo de segurança, agora intensificamos os cuidados.”Na Escola Municipal Maria Jurema Ceni, o aluno José Henrique Scherer Bertoletti, de 7 anos, chegou às 7h, bem antes da abertura dos portões. Segundo a mãe, a empresária Vanda Scherer, de 47 anos, ele estava com saudade dos colegas e dos professores.

“Vejo muita segurança. E era preciso, eles estavam com saudade das escolas e isso faz bem”, defendeu.A opinião é compartilhada pela docente e enfermeira Lia Argenton, de 40 anos. Ela tem dois filhos gêmeos, de 9 anos, matriculados na escola. No fim da manhã, quando buscou os dois, disse que com os protocolos é possível garantir um retorno seguro e adequado. “Isolados em casa eles correm mais risco ainda”, disse. 

[relacionadas]
Segurança 
Segundo a Secretaria de Educação e Cultura de Pato Branco, estudantes que chegarem na escola e tiverem a temperatura acima de 37°C não poderão entrar nas aulas e os pais serão automaticamente chamados para buscar os filhos. Caso algum estudante ou funcionário positive para coronavírus, as aulas daquela turma serão suspensas. 

Se a escola tiver mais de três casos confirmados em todo o corpo escolar, as aulas presenciais daquela unidade serão suspensas para que todos possam permanecer em isolamento e observação. A Secretaria frisa que mantém desde cedo o acompanhamento do retorno para a garantia de que todos os protocolos serão cumpridos, garantindo segurança a todos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques