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sábado, 31 de maio de 2025

Edição 8.216

31/05/2025

Público aprova colégio cívico-militar em 176 escolas

No Sudoeste, 100% de adesão. Das 216 instituições previstas, 197 já concluíram o processo. Por enquanto, 21 optaram por manter o modelo tradicional.

O balanço parcial da consulta pública para adoção do modelo cívico-militar em escolas do Estado, apresentado pela Secretaria da Educação do Paraná, aponta que, das 216 instituições escolhidas, 197 já encerraram o processo e 176 aprovaram a mudança. No Sudoeste, 100% de adesão (confira a tabela).

Outras 21 optaram pela manutenção do modelo tradicional. A consulta pública, aberta à comunidade escolar, segue ainda em 19 escolas.

O processo de consulta pública começou na terça-feira, dia 27, e foi prorrogado durante o final de semana, conforme a lei que regulamenta os colégios cívico-militares. Para que seja concluída a consulta, é necessário quórum de mais da metade dos votantes com ‘sim’ ou ‘não’ para a mudança.

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Termina hoje
Os 19 colégios que ainda não atingiram o quórum têm até às 20 horas de hoje, 4, para finalizar a votação.

A comunidade escolar de cada uma das 216 instituições é composta por pais e responsáveis dos alunos, professores, funcionários da escola e estudantes a partir de 18 anos.

Nas escolas que aprovaram a migração do modelo tradicional para o cívico-militar, a implantação do novo modelo será em fevereiro de 2021, com o início do calendário escolar.

Aulas adicionais de Português e Matemática

Para que a implementação seja efetivada, é preciso que mais de 50% das pessoas aptas a votar participem da consulta e que a maioria simples dos votantes (50% e mais um voto) seja favorável ao programa — o maior do País na área, com investimento de R$ 80 milhões, direcionado a cerca de 129 mil alunos.

As escolas contarão com aulas adicionais de Português, Matemática e Civismo, possibilitando aos estudantes o aprofundamento no estudo sobre leis, Constituição Federal, papel dos três poderes, ética, respeito e cidadania.

Educação Financeira
No Ensino Médio, haverá, ainda, a adição da disciplina de Educação Financeira.

Além de questões curriculares, outra mudança trazida pela nova modalidade de ensino — que será aplicada em escolas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio — é a gestão compartilhada entre civis e militares.

Aulas com os professores
O diretor-geral e o diretor auxiliar permanecem sendo civis e as aulas continuam sendo ministradas por professores da rede estadual, enquanto o diretor cívico-militar será responsável pela infraestrutura, patrimônio, finanças, segurança, disciplina e atividades cívico-militares.

Haverá, também, de dois a quatro monitores militares, conforme o tamanho da escola.

“Teremos aulas adicionais para estudar leis, Constituição Federal, papel dos três poderes, ética, respeito e cidadania. Os alunos vão estudar mais”, disse Renato Feder, secretário Estadual da Educação e do Esporte.

 

 

Município …………………………………… a favor…………… contra

 

Ampere

Escola Cândido Portinari……………………… 260…………………. 39

 

Chopinzinho

Colégio Nova Visão…………………………….. 277…………………. 20

 

Clevelândia

Colégio Castelo Branco……………………….. 235…………………… 7

 

Coronel Vivida

Colégio Tancredo Neves……………………… 185…………………. 27

 

Dois Vizinhos

Colégio Vinícius de Moraes………………….. 140…………………. 84

 

Francisco Beltrão

Colégio Beatriz Biavatti………………………… 274…………………. 41

Colégio Vicente de Carli………………………. 254…………………. 94

 

Palmas

Colégio Sebastião Paraná……………………. 694…………………. 29

Colégio Monsenhor Eduardo………………… 386…………………. 31

 

Pato Branco

Escola Carmela Bortot…………………………. 196…………………. 29

Colégio Castro Alves…………………………… 171…………………. 39

Colégio Rui Barbosa……………………………. 189…………………. 52

Realeza

Escola Dom Carlos Eduardo………………… 308…………………. 29

 

Santo Antônio do Sudoeste

Escola Manoel Ribas       208         2

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