9.6 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Rede municipal de ensino recebe selo de boas práticas educacionais

Na região apenas dois municípios foram contemplados.

O certificado recebido pela Prefeitura de Marmeleiro.

A rede municipal de ensino de Marmeleiro recebeu o selo “Bom Percurso- Qualidade e Boas Práticas na Educação”. Na região, apenas os municípios de Marmeleiro e Pato Branco foram reconhecidos com o selo. O selo nacional é resultado de um projeto em parceria entre o Comitê Técnico de Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB), o Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) e os tribunais de Contas de cada Estado do Brasil.

A avaliação foi feita no ano passado, quando técnicos de 28 tribunais de Contas em jurisdição na esfera municipal, visitaram escolas das diversas regiões brasileiras. Ao todo receberam o selo, 118 redes municipais, do Brasil, considerando as mais de 5,5 mil cidades, e entre as 22 redes dos 399 municípios do Paraná, a rede municipal de ensino de Marmeleiro foi uma das selecionadas.

Entre alguns dos critérios de avaliação estão: diversidade econômica, resultado de avaliações externas, investimento em educação, avanços obtidos, e o contexto geral da educação no município. A nota do IDEB também foi observada na pesquisa e Marmeleiro alcançou, em 2018, a nota 7.0, acima da meta projetada para o período que era de 6.4. Outro critério avaliado também foi o índice quase zero de evasão escolar ou repetência na rede municipal de ensino.

- Publicidade -

A aprendizagem não foi o único fator considerado. Os pesquisadores avaliaram também os resultados obtidos com as oportunidades educacionais que os alunos dispõem extraclasse, os desafios enfrentados pela gestão escolar, pela gestão em sala de aula, a baixa motivação das crianças para aprender, o valor socioeconômico das famílias, entre outros fatores.

A diretora do Departamento Municipal de Educação, Marilce Bednarski, comenta que o trabalho dos pesquisadores rendeu 120 páginas de um relatório de estudo, e que o município não sabia que estava sendo avaliado. “Nós tomamos conhecimento de que o ensino municipal tinha sido avaliado apenas no final de junho deste ano, quando nos comunicaram do resultado e esta semana [semana passada], quando recebemos oficialmente o selo nacional. Por isso, tudo, ter Marmeleiro entre os 118 municípios classificados é um motivo de orgulho, satisfação, felicidade e de gratidão pelo reconhecimento do avanço da Educação em Marmeleiro porque é um mérito de toda a comunidade escolar: diretores, professores, alunos e a família que juntos, construíram essa história e agora recebem o reconhecimento desse trabalho”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques