Educação

Uma noite cultural encerra hoje a 1ª Semana Integrada de Saúde, da Unisep, de Francisco Beltrão. O evento, iniciado segunda-feira, 8, envolveu os cursos de Farmácia, Fisioterapia e Odontologia. Nos dois primeiros dias, as palestras abordaram a importância do profissional de saúde no enfrentamento ao coronavírus e aspectos relacionados à ação do vírus no organismo.
Toda a programação da semana de saúde vem sendo realizada de forma on-line, através da plataforma Zoom. “O interessante é que, além dos acadêmicos, a comunidade externa também tem a possibilidade de participar. Nesse momento, mais do que nunca, temos o dever de difundir o conhecimento com a sociedade”, diz a coordenadora de Farmácia, Caroline L. Munhoz.
[relacionadas]
Para a coordenadora de Fisioterapia, Tatiana Menon, a semana integrada de saúde tem o papel de despertar nos acadêmicos um entendimento mais profundo sobre a carreira que escolheram. “Os palestrantes desta semana vieram para nos mostrar como o fisioterapeuta evoluiu e se reinventou diante desta pandemia. Também nos deram perspectivas para um futuro próximo”, argumenta.
Os dois primeiros dias do evento, tiveram temas como: ‘a importância do profissional de saúde no enfrentamento à Covid-19’, ‘fisioterapia do século 21’ e ‘atuação do cirurgião dentista no hospital: mitos, realidades e perspectivas’. “Nossos cursos têm excelente sintonia, isso favorece eventos em parceria”, resume o coordenador de Odontologia, Emyr Stringhini Júnior.
Para ele, os eventos digitais são uma nova realidade que, mesmo com o retorno das aulas presenciais, continuará a fazer parte do dia a dia dos cursos. “A capacidade de nos aproximar de profissionais que estão geograficamente distantes é de extrema utilidade. A tendência é dar continuidade ao uso dessas ferramentas principalmente em eventos pontuais”, explica o coordenador.
Show de encerramento
Para o encerramento, hoje à noite, estão programadas apresentações musicais com acadêmicos dos três cursos. As “lives” da saúde também contarão com o professor de Odontologia Marcelo Campos e o seu grupo, Dr. Vinil. “O objetivo é promover entrosamento e descontração, encerrar de uma maneira alegre”, adianta a professora e coordenadora do curso de Farmácia, Caroline Lermen Munhoz.

Odontologia tem programação intensa hoje
Além da programação compartilhada entre as três graduações da área de Saúde da Unisep, Odontologia terá uma carga extra de atividades hoje. Entre manhã e tarde, estão programadas oito palestras específicas para o curso. “Falaremos sobre temas que às vezes passam desapercebidos, mas estão entre os mais dignificantes da nossa profissão, como atendimento a pacientes especiais e voluntariado na África”, destaca o coordenador Emyr Stringhini Júnior.
Apesar do momento pouco favorável no aspecto econômico, as lives com convidados especiais contam com patrocínio de várias empresas ligadas ao segmento odontológico, o que permitirá o sorteio de mais 80 brindes aos participantes. “A respeitabilidade da Unisep no ambiente educacional mantém algumas portas abertas mesmo numa fase como esta. É uma prova a mais da qualidade do nosso trabalho”, frisa Emyr.