O Melhor Aprendiz Tech habilitará jovens para empresas voltadas à inovação.

O Senac vai ofertar uma nova modalidade de curso dentro do seu Programa de Aprendizagem, o Programa Melhor Aprendiz Tech. Na primeira fase, com início em outubro, serão disponibilizadas 250 vagas para empresas de base tecnológica, de desenvolvimento de sistemas e empresas convencionais com cultura voltada à inovação, que queiram capacitar jovens aprendizes para trabalharem com programação de sistemas e programação Web.
Serão abertas turmas em Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Pato Branco, Francisco Beltrão, Cascavel e São José dos Pinhais, cidades que já demonstram sua vocação para a área de tecnologia e possuem movimentos da sociedade civil para estruturação de ecossistemas de inovação.
Colaboração
Para identificar e sensibilizar as empresas que irão ofertar as vagas para a prática profissional desses jovens, o Programa Melhor Aprendiz Tech conta com a parceria da Superintendência Geral de Inovação do Governo do Estado do Paraná, do Sindicato das Empresas de Processamento de Dados e Serviços Técnicos em Informática do Estado do Paraná (Sepropar), filiado à Fecomércio, e da Associação da Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro PR), além de parceiros locais nas regiões onde o programa será ofertado.
O Senai também é parceiro nesse projeto. A instituição responsável pela capacitação dos profissionais da indústria irá atender gratuitamente as empresas que se interessarem no programa e não forem da base do Senac, mas, sim, da indústria.
Francisco Beltrão
Segundo Lenise Fernandes, diretora do Senac de Beltrão, o objetivo é qualificar mão de obra para o mercado de trabalho na área de tecnologia. Beltrão está participando porque os parceiros identificaram o município como “um polo muito interessante na área de tecnologia e inovação; por isso vai ser oferecido aqui”.
Para participar desse programa é preciso que já tenha uma vinculação profissional, pois o que o aluno aprender no curso irá aplicando na empresa em que trabalha.
Do que se trata
O Melhor Aprendiz Tech faz parte do Programa Senac de Gratuidade (PSG), que garante formação profissional aos alunos e auxilia as empresas com a demanda de contratação nessa área. Os alunos passarão por mil horas de formação total, entre teoria e prática, com aulas presenciais e remotas ministradas pelo Senac e prática profissional nas empresas para desenvolver suas competências nessa área que está em crescimento e tem carência de profissionais, ampliando a possibilidade de posterior inserção no mercado de trabalho.
Demanda
A área de tecnologia tem sido uma das mais requisitadas no mercado de trabalho. Com a pandemia, a demanda que já era grande aumentou ainda mais, já que o trabalho remoto exige mais desse setor. Pensando em atender esse mercado, o Senac Paraná criou mais essa modalidade de Aprendizagem.