
A tese de doutorado de Shaiane Carla Gaboardi, desenvolvida pelo programa de pós-graduação em Geografia da Unioeste de Francisco Beltrão, com orientação do professor Luciano Zanetti Pessoa Candiotto, recebeu Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese 2022. Ficou em segundo lugar entre todos os trabalhos da área no Brasil.
A Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) enalteceu a qualidade do trabalho, ressaltando que sua contribuição será de extrema valia para o desenvolvimento e aprimoramento da área, bem como para o avanço da pós-graduação stricto sensu e do conhecimento científico de qualidade no Brasil.
Shaiane é professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense, Campus Ibirama, desde 2017. A pesquisa teve como tema o Uso de “Agrotóxicos no Sudoeste do Paraná a partir de uma Perspectiva Geográfica Multiescalar.” Segundo o professor Luciano, a pesquisa avaliou 315 mulheres que deram entrada no Ceonc (Centro de Oncologia de Francisco Beltrão) para diagnóstico de câncer de mama.
Dentro deste contingente, dez mulheres (com menos de 50 anos), moradoras do campo, com diagnóstico de câncer agressivo e que tinham algum tipo de exposição a agrotóxicos.
Os pesquisadores fizeram uma investigação mais aprofundada (através de análises laboratoriais) sobre a água consumida na moradia, sobre o leite das vacas da propriedade e também na urina destas mulheres para detectar três tipos de agrotóxicos: glifosato, 2,4D e Atrazina. A maioria das amostras estava contaminada com pelo menos um destes três venenos.
Programa de Pós-graduação em Geografia comemora 15 anos
Junto com esta premiação, o programa de pós-graduação em Geografia da Unioeste também está comemorando 15 anos de atividades. Neste período são 208 dissertações de Mestrado defendidas e 11 teses de doutorado. O professor Fernando Sampaio, coordenador do programa, diz que já foram formados muitos docentes de universidades públicas e privadas, bem como profissionais para várias empresas e entidades. Os cursos de graduação em Geografia (licenciatura e bacharelado) assim como o mestrado e o doutorado são totalmente gratuitos, inclusive, com possibilidade de obter bolsas para se dedicar exclusivamente à pesquisa. O professor Fernando observa que só em 2019, o programa recebeu R$ 558 mil em bolsas para seus alunos de instituições como CNPQ, Fundação Araucária e Capes. “É um dinheiro que fica na cidade e ajuda a movimentar a economia.”