15 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Trabalhos por internet e impressos são pensados para manter alunos em atividade

A reposição total das aulas já é considerada impossível, por isso, os trabalhos impressos ou pela internet se tornam cada vez mais importantes para os alunos.

Luciana Adona Perondi.

A secretária de Educação, Luciana Perondi, concedeu, recentemente, entrevista para o Programa Sete e Meia da Rádio Educadora AM em Dois Vizinhos. Na ocasião, ela falou sobre como a pandemia mudou a rotina dos alunos, professores e pais. “Estamos encaminhando as atividades para serem feitas em casa, usando tecnologias como WhatsApp e alguns pais buscam elas impressas. Porque chegamos nisso? Porque já se tornou humanamente impossível a reposição de aulas presenciais. Esse trabalho atinge desde os alunos do berçário até o último ano do fundamental. As famílias estão entendendo o momento, os professores estão se reinventando, correndo atrás, fazendo vídeos, entrando em contato com os pais e sabemos que as famílias tem horários limitados, mas os professores estão se dispondo a ajudar em outros horários para manter as crianças em atividades”, explica.

A secretária entende que este período longe das salas de aula, infelizmente, comprometeu a qualidade do ensino oferecido. “O que ouvimos dos especialistas é para não abandonar as crianças. Se não vamos conseguir atingir a qualidade pedagógica que planejamos, não podemos abandonar ninguém. Temos que trazer todo mundo e chegar no retorno com todas as crianças juntas. De repente não vai ter a questão pedagógica, mas vai ter contato diário com as atividades e isso é importante para as crianças. Não queremos fazer com que o pai e a mãe virem professores, por isso, trabalhamos com atividades que consigam ser desenvolvidas por todas as famílias de forma mais tranquila”, acrescenta.

A diretora do Departamento de Ensino, Rosane da Rosa, destacou que foi preciso estudar e elaborar documentos que validassem as atividades à distância. “Tivemos que nos orientar em documentos, sejam eles federais, estaduais e também municiais. Norteamos o trabalho de validação de tudo isso que está sendo feito pelas famílias.Não foi fácil, sentamos, estudamos, interpretamos as leis, mas acredito que, devagar, se organizou. A reposição é impossível e temos que buscar algo que valide esse período para o calendário e tudo será encaminhado depois para os órgãos competentes para ter o aval”. Ela também ressaltou que entende as dificuldades das famílias. “Não trabalhamos só com WhatsApp porque muitas famílias tem apenas um celular, então, temos consciência das dificuldades de acompanhar tudo o que é proposto. Escola, famílias e professores precisam se abraçar, pois se cada um puxar para um lado, não vai dar certo”, conclui Rosane.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques