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Francisco Beltrão
sábado, 24 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

UFFS: Projeto de extensão para Escola Intercultural de Fronteira

Educação

Com objetivo de contribuir na formação de professores que atuam no Projeto Escola Intercultural Bilíngue de Fronteira, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) iniciou um projeto de extensão que busca discutir o currículo base do território catarinense e suas contemporaneidades. O projeto atende professores das cidades de Dionísio Cerqueira, em Santa Catarina e de Bernardo de Irigoyen, localizada na Província de Misiones, na Argentina.

As oficinas de formação iniciaram segunda-feira,18, no formato de ensino a distância. Cerca de 40 professores das escolas estaduais Governador Irineu Bornhausen e Theodureto de Faria Souto, do lado catarinense, e da Escuela Frontera N° 604, do lado argentino, participam da formação on-line.

Além de convidados, professores da UFFS do Campus Realeza e do Campus Chapecó, também ministram as atividades que têm como foco discutir outros aspectos da Base Nacional Comum Curricular e do Currículo Base do Território Catarinense, visando desenvolver práticas pedagógicas interculturais, além de aprofundar o intercâmbio linguístico e sociocultural, identificando limites e desafios.

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Cerca de 40 professores de Dionísio Cerqueira e Bernardo de Irigoyen participam da formação on-line

Segundo o professor do Campus Chapecó e um dos coordenadores do projeto Elsio José Corá, a formação pretende “estimular diálogos teóricos e práticos de aspectos concernentes às línguas portuguesa e castelhana e às questões relacionadas a uma vivência intercultural, fator inerente às regiões de fronteira”. As oficinas trabalhadas são de acordo com a pedagogia dos projetos, metodologia que tem como pressuposto a construção do conhecimento feito por alunos e professores.

Esta não é a primeira vez que a UFFS atua na formação de professores inseridos no Projeto Escola Intercultural Bilíngue de Fronteira, conforme destaca a professora do Campus Realeza Ana Carolina Teixeira Pinto, que também integra a coordenação do projeto. “Por meio de projetos de extensão como esse, a UFFS vem contribuindo com a formação dos professores da fronteira desde 2013, quando firmamos a primeira parceria. Nosso objetivo é trocar experiências e conhecimentos, assim como agregar no desenvolvimento da prática docente na região de fronteira”, destacou.

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